26/11/09 | Acessórios

Tulipas, pra não dizer que não falei das flores

É difícil imaginar uma pessoa que bebe cerveja e não saiba o que é uma tulipa. O copo mais utilizado no Brasil para consumo de cerveja é justamente esse que leva o nome da flor símbolo da Holanda. Mas será que usamos mesmo uma tulipa?

rainbow-tulip-field

O tamanho mais comum da tulipa aqui no Brasil é a versão de 300ml, mas também podemos encontrar a que chamam de “garotinho”, com 200ml. O uso de cada uma, ao meu ver, é de acordo com a temperatura ambiente.  Pelo formato alongado do copo, a troca de calor com o ambiente faz com que a bebida esquente rápido, então acho mais interessante o uso da versão menor em dias quentes.

Esse formato alongado tem suas vantagens, aceitando um colarinho maior, o aroma permanece por mais tempo, o que favorece a degustação de cervejas mais aromáticas, como algumas ales escocesas e belgas. O formato do copo faz com que os aromas sejam direcionados para o nosso nariz na hora do consumo, aumentando a experiência.

Mas não existe um consenso sobre exatamente o que é a tulipa. Enquanto alguns sites no exterior consideram a nossa tulipa um tipo de pint, existem outras linhas que dizem que o brasileiro confunde a tulipa com os copos conhecidos como pilsner e lager. É importante dizer que a forma mais conhecido de tulipa lá fora é bem diferente do que vemos aqui.