30/11/09 | Rankings

Um ranking de cerveja, por quem gosta de vinho

image Cada vez que aparece um novo ranking de cerveja, fico pensando nos critérios usados para a seleção das marcas e variedades. E me espanta mais ainda que cerca de 60% das cervejas que aparecem nos rankings que recebo serem americanas, um mercado que não chega aqui no Brasil.

O último que recebi foi elaborado pelo site Wine Enthusiast, isso mesmo apreciadores de vinho. A lista é composta por 25 variedades de cerveja e das top 10 só posso dizer que conheço a Unibroue Maldite, que ficou em segundo lugar na lista.

Dessas mesmas top 10, 7 são americanas, uma belga, a Unibroue canadense e uma norueguesa. Como eu nunca tinha ouvido falar de cerveja norueguesa, fiquei bastante curioso a respeito da Nøgne-Ø-Jolly Pumpkin-Stone Special Holiday Ale.

A ordem do ranking foi elaborado da mesma forma que os ranking de vinhos. Cada bebida recebe uma nota com base nos seus diferentes aspectos e a partir dai as melhores são selecionadas. Claro que a análise é subjetiva e pode ser completamente discrepante entre dois jurados, como descrito no livro O Andar do Bêbado.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 13/12
    13:23

    A Nøgne que eu trouxe não foi essa, foi uma Saison… mas ainda tem uma Double IPA separada pra vc…


Leave a comment