02/08/11 | Homebrewing

Telecurso Goronah de Cerveja Artesanal

Goronah - Como fazer cerveja em 10 minutos‬‏ - YouTube

Depois de muito trabalho aprendendo a editar vídeos, enfim consegui fazer um trabalho com um mínimo de decência que pudesse ser publicado. Com muitos erros de edição e também alguns no que se refere a cerveja, segue a visão de como é o processo de fabricação de uma cerveja dos 3 Perdidos. Espero que gostem!

Aos que quiserem, a receita da cerveja está publicada na íntegra na nossa seção de receitas do site.

Se você gostou do vídeo, não esqueça de acessar o Youtube e clicar em Gostei!


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 02/08
    10:55

    Achei que a lista de cervejas consumidas não acabaria mais!! ehehe

    Parabéns, esperamos mais vídeos!


  • 02/08
    21:11

    A Paceña foi pra fechar com chave de ouro! rsrs
    Gostei do vídeo Nicholas! Deu pra aprender bastante sobre o processo. Parabéns!
    Só faltou ver o resultado final. Ou ela ainda tá fermentando?


  • 05/08
    21:59

    alguem tava ouvindo um jogo de futebol durante sua video-aula. Deu ate para ouvir o GOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL!!
    rsrsrs
    Quando vai começar a distribuição pros amigos dessa produção ai?
    abraço e parabéns.


  • […] que você termina seu primeiro curso de fabricação de cervejas, o pensamento “E agora?” é mais do que recorrente. Você aprendeu todos os passos para […]


  • 05/09
    18:05

    Cara,sempre tive vontade de fazer minha própria cerveja.Gostaria que você me desse um toque de como fazer uma premium que mais se aproxime da heineken.Te agradeço também se me indicar onde encontrar um kit básico para iniciante.Abraços!


  • Gilson, nunca arrisquei fazer uma receita próxima a Heineken, mas o processo é muito por experimentação. Uma dica que posso dar é buscar a receita da 3 Perdidos Bohemian Pilsner e alterá-la para ficar menos amarga. O kit com equipamentos pode ser adquiridos nas lojas A Turma da Cerveja Artesanal, de Campinas, ou ainda na WE Consultoria, em Porto Alegre, ficando a seu critério a escolha.


  • 10/09
    21:11

    adorei o video vou tentar repetir seu feito. parab e obrigado


  • 13/09
    17:35

    Belo vídeo,

    Bem prático… to iniciando agora, após um curso, na fabricação artesanal de cerveja.

    Espero contar com mais dicas!

    Abraço e parabéns!


  • […] E não deixe de ver também nosso primeiro vídeo, ensinando o processo de fabricação de cerveja artesanal. […]


  • 20/12
    21:00

    Ola
    Bom video
    Tenho uma duvida, como é o queimador de seu fogão?
    É fogão normal ou mudou o queimador
    Caso tenho miudadou poderia mem mandar o modelo
    Parabens


  • Gilberto, não fiz nenhuma alteração no fogão, mas se você tiver a disponibilidade de usar um fogão induistrial, seria bem mais recomendado devido a velocidade no aumento de temperatura.


  • […] Guarde uma cerveja para a posteridade e descubra seus próprios erros var addthis_product = 'wpp-262'; var addthis_config = {"data_track_clickback":true,"data_track_addressbar":false};if (typeof(addthis_share) == "undefined"){ addthis_share = {"templates":{"twitter":"{{title}} – {{lurl}} (via @nbittencourt)"}};}Ontem, enquanto produzia mais uma leva de cerveja, decidi abri uma garrafa de uma ESB que estava meio perdida no fundo do armário. Ela havia sido produzida há algum tempo atrás, justamente quando gravei o vídeo mostrando como fazer cerveja em casa. […]


  • 13/03
    17:47

    Parabéns pelo vídeo! Muito interessante sua forma de produção. Sou ex Ambev Processo (brassagem, fermentação/maturação, filtração/adega de pressão). Grande abraço!


  • 30/04
    02:58

    Amigo, em seu video você não faz o teste com IODO para saber se o AMIDO foi completamente quebrado, não é necessário? Você tem algum segredo que substitue essa técnica? Obrigado!


  • Fernando, assumo que sou bastante displicente nesse assunto. Nunca fiz o teste de iodo e o controle de eficiência na brassagem sempre de dá por instinto, sem saber ao certo se a conversão terminou ou não.


  • 02/07
    18:52

    Nicholas,
    Tenha uma duvida com relação à fermentação, fiz uma receita há 3 dias e ainda não está fermentando, o que pode ter acontecido?
    Abraços
    Leandro


  • Leandro, nesse caso é importante medir a atenuação da cerveja. Algumas vezes ela parece não estar fermentando, mas os açúcares estão sendo convertidos. Se não atenuou, você pode tentar inocular mais fermento ou ainda provar a cerveja para saber se houve contaminação, o que impediria o processo. Boa sorte!


  • 03/11
    22:47

    Boa noite,

    Estou com uma duvida, comprei um kit para 10 litros de uma blond ale tudo no prazo de validade, fiz todo o processo e coloquei o mosto para fermentar por 1 dia e meio fermentou com uma intensidade muito grande e depois parou de borbulhar o airlock como é a minha primeira cerveja estou preucupado se teve algum problema e outra duvida é normal no começo da fermentação a cerveja ter um cheiro de caldo de cana (garapa).

    Obrigado.

    Junior


  • 13/11
    14:17

    Olá, em primeiro lugar parabéns pelo Blog e pelos vídeos.
    Fiz minha primeira leva de APA, aconteceu algo parecido com que o amigo comentou, no primeiro dia a válvula trabalhou bastante, mas depois parou. Estou no quinto dia de fermentação. A cor e gosto esta de cerveja, creio que esta indo. Alguma dica sobre ter parado a fermentação, ou não estar aparentando que ainda esta fermentando?

    Obrigado,


  • […] http://www.goronah.blog.br/?p=1859Mais detalhes sobre a produção e a receita […]


  • 05/08
    14:26

    Meu amigo,
    Você é o KRA!
    Seus vídeos são o que há!
    Parabéns e continue assim!!!


  • 25/09
    20:04

    muito bom os videos, e da pra fazer o equipamento bem mais barato que os convencionais vendidos por 2 mil conto.
    mas tenho uma duvida, na fervura quando vc faz a recirculação vc coloca todos os 10 litros da água que vc ferveu ao lado?


  • Isso mesmo, Ney. Você pode drenar a panela com os grãos antes de adicionar essa água, se não tiver espaço suficiente também.


  • 15/12
    21:36

    Boa noite Nicolas, assisti todos videos da sua pagina no youtube, são muito bons e explicativos. Gostaria de te pedir uma ajuda: quero iniciar minha produção de cereveja, possuo apenas as panelas e os baldes para fermentação. Oque seria necessário a mais para uma produção de principiante? desde já agradeço sua ajuda! Um abraço! cristiano – Rio Grande do Sul.


  • Cristiano, é recomendado que você tenha um termômetro e um densímetro, além de uma geladeira para poder fermentar as cervejas.


Leave a comment