09/08/11 | Homebrewing

Você tem preguiça de fazer cerveja artesanal?

Fazer cerveja em casa é uma atividade recompensadora, mas igualmente trabalhosa. Em casa produção de 20 litros, quando chego a tanto, trabalho cerca de 6 horas apenas para preparar a mistura que vai ser levada para a fermentação. Após isso, serão mais algumas semanas se trabalho das leveduras até que a bebida esteja em ponto de consumo.

Quando comento com meus amigos sobre a duração do trabalho sempre ouço a pergunta “Tudo isso?” e eles logo ficam desmotivados, mas não negam uma prova da cerveja pronta. Existiria então, uma forma de os preguiçosos fabricarem cerveja?

A coisa mais simples, e adorada pelos americanos, é o extrato de malte. No lugar de selecionar, moer, brassar o mlat de cevada, você compra um xaropão da cerveja ou dos maltes, e mistura na quantidade necessária, bastando apenas colocar na água em fervura para o lúpulo.

Pra facilitar ainda mais, você pode comprar uma máquina automática de fabricação de cerveja. Uma anunciada recentemente pela revista Popular Science custa aproximadamente 5 mil dólares e trabalha justamente com o extrato de malte. Pra vocês terem uma idéia do poder da máquina, todos os processos são realizados nela com aproveitamento quase total, fazendo com que o gás gerado na fermentação seja usado depois para carbonatar o produto a ser servido. Medo!

WilliamsWarn Personal Brewery

Só que ao utilizar esse maquinário e soluções, você perde uma das maiores diversões da cerveja artesanal, que é o controle sobre a receita e o processo de fabricação. Como essas máquinas tendem a ser muito mais simples que qualquer cervejaria, escolher entre a brassagem por infusão, aquecimento ou decocção não é viável para o cervejeiro. Adiconar lúpulo em determinados momentos também pode ser uma coisa complicada, se a máquina se responsabilizar por isso. Nessa citada anteriormente, eles nem sequer citam como é realizada a lupulagem no processo, imagine então fazer um dry hopping?

Por isso sou obrigado a concordar com um dos comentaristas da revista, uma forma de vida infinitamente mais inteligente que os comentaristas do Youtube, onde ele diz que se você tem o dinheiro pra uma máquina, compre tudo em cerveja porque você não tem vontade de fazer cerveja artesanal.

O equipamento completo para fabricação de cerveja custa aproximadamente 1000 reais, oito vezes menos que um equipamento automático, mas a diversão e versatilidade ao usá-lo são proporcionais a essa diferença.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • […] você está preso às limitações do equipamento. Já falei isso lá em 2011, quando lançaram outro equipamento similar, anunciado na revista Popular […]


  • 04/04
    12:28

    Olá Nicholas, estou acompanhando seu canal e seu blog, me interessei muito pela fabricação de cerveja e já adquiri os equipamentos.
    Minha pergunta são duas, usar o extrato de malte tem um sabor diferente em relação ao uso dos grãos?
    e a pergunta que é mais importante, onde eu acho o extrato de malte?

    abraços e continue esse trabalho que é muito bom!


  • 31/07
    01:24

    gostaria saber o preço da maquina para compra ,me passe explicaçoes


Leave a comment