29/08/11 | Legislação

Profissão de sommelier é regulamentada no Brasil

Na última sexta feira, dia 26 de agosto, a presidenta Dilma Roussef sancionou a lei que regulamenta a profissão de Sommelier. Ainda que trate apenas de sommeliers de vinhos, o reconhecimento pela profissão abre algumas portas para os interessados na carreira.

O veto parcial, utilizado em dois trechos do projeto de lei, não obriga o sommelier a possuir formação ao exercer a profissão, ficando a cargo dos restaurantes e demais estabelecimentos a cobrar isso dos candidados ao cargo. Ao mesmo tempo que facilita a contratação pelos restaurante, abre portas para os ditos “entendidos” agirem de má fé em um mercado em expansão.

No dia a dia não há mudança prática para os que estão atuando na profissão, nem para os interessados em estudar, apenas que a assinatura na carteira de trabalho será como sommelier, comprovando a experiência no cargo que pode servir como um diferencial na carreira.

Para o sommelier de cervejas ainda não há previsão para uma regulamentação do cargo, mas os interessados em seguir a carreira podem buscar os cursos de formação oferecidos pelo Senac/Doemens ou pela ABS/SP.