06/02/12 | Homebrewing

Como fazer uma English IPA usando o BeerSmith 2.0

Mais um vídeo lançado, esse a pedido do leitor Bruno Viola, que gostaria de aprender como usar o software cervejeiro Beersmith 2.0 para fazer uma receita de cerveja. Desde a configuração básica do software, criação de um equipamento pra chamar de seu e a elaboração de um receita de English IPA, com direito a acompanhamento da brassagem, você vai ver nesse vídeo.

Screencast: Beersmith 2.0

O software Beersmith foi criado pelo americano Brad Smith e possui versões para Windows, Mac e Linux. Você pode baixar um demo no site oficial, que tem outros vídeos e how-tos sobre o software. O custo da licença atual é de 28 dólares, o que não justifica você piratear!

E se quiser pedir um tema para um novo vídeo aqui no blog, baste usar nosso formulário de contato ou mandar um email para goronah[arroba]goronah.blog.br. Para receber os vídeos do blog antes de todo mundo, basta assinar nosso canal no Youtube.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 07/02
    00:56

    Fala Nicholas!! Mais uma vez obrigado pela/vídeo!!

    Abração!


  • […] E se você curte o Beer Smith, ou quer conhecê-lo, não deixe de assistir nosso vídeo de como fazer uma receita de English IPA usando o programa. […]


  • 31/05
    22:13

    Oi Nicholas,

    Muito bom o vídeo! Conseguiu resolver várias dúvidas e mostrar também que esse é um tremendo sw pra quem faz cerveja em casa.
    Fiquei com uma dúvida. Você falou algo sobre o “Lauter Tun Deadspace” na configuração do equipamento, como sendo água perdida na torneira ou algo assim. Poderia explicar um pouco mais sobre isso?

    Abraço!


  • Felipe, o dead space é o volume de líquido que fica entre o fundo da panela e a saída da torneira instalada. Você pode deixar a torneira colada no fundo para diminuir essa perda, mas vai ter problemas em relação a recirculação e ao trub ao final da fervura. O recomendado é deixar de um a dois dedos de espaço e calcular o volume de líquido aceitando a perda.


  • 16/06
    10:04

    Obrigado pela explicação Nicholas!


  • 08/11
    18:49

    Nicholas,

    parabéns pelo vídeo.

    uma dúvida que tenho, é sobre os maltes.

    como cadastrar um malte? onde conseguir todas as informações que o BS pede?

    os distribuidores normalmente não dizem muita coisa.

    abraço.


  • […] Para fazer receitas para 5 litros basta fazer uma regra de 3? A princípio sim, mas vai depender da receita que estiver usando. Alguns usos de lúpulo ou outros ingredientes podem precisar de cálculos adicionais que não seguem uma regra linear. O mais indicado, sempre, é fazer uma receita buscando a quantidade desejada ou escalonar uma já existente usando o BeerSmith. […]


  • 30/07
    13:20

    Boa tarde Nicholas, eu assisti seu vídeo da English IPA e mandei fazer a receita na Bodebrown, só que eu não tenho as rampas da Fermentação você pode me passar ??
    Nessa English pretendo colocar um pouco de Pimenta Rosa e no Primming um pouco de maça o que vc acha ?

    Valeu!!


  • Marcelo, a fermentação é a 18 graus, até acabar. Depois faça uma maturação a 10 graus por uns 15 dias e pode engarrafar.


  • 28/08
    06:42

    Bom dia Nicholas,
    Estou me aventurando ja faz mais de 1 ano em fazer cerveja, comecei a usar agora o Beersmith ja consegui mexer bastante, estou com dificuldades agora em comprar os insumos de receitas prontas.
    Será que consegues dar uma video-aula de insumos? Maltes importados X maltes nacionais, classificacoes e tudo mais?
    É possivel substituir esses maltes? Por exemplo, achei uma receita da Guinness mas nenhum dos maltes achei nas lojas do brasil, as leveduras ok…
    Agradeco a atencao
    Wagner alves


  • 30/10
    09:45

    Caro Nicholas,
    Antes de mais nada, obrigo pelas excelentes dicas do seu blog.
    Comprei o BeerSmith 2, mas não sei nada de inglês. Você pode perguntar: e por que comprou ele então? Comprei porque vi alguns post dizendo que dá para traduzir ele, mas tentei e não consegui. Será que você pode dar uma dica de como fazer essa tradução?
    Grato.

    Paulo


  • 25/02
    16:32

    Poderia me ajudar a encontrar o beersmith em português ?
    Poderia entrar em contato comigo através do meu e-mail ?
    Obrigado.


  • 05/12
    01:02

    Esse programa te da o tipo de malte e a quantidade em kg, tipo de levedura e lúpulo que é usado em tipo de receita por litros??


  • […] http://goronah.blog.br/2012/artesanato/como-fazer-uma-english-ipa-usando-o-beersmith-2-0. […]


  • Não, vanderlei, ele só te ajuda a fazer os cálculos para atingir os parâmetros calculáveis da receita. Os tipos de malte, lúpulo e levedura são uma decisão do cervejeiro com base no estilo a ser produzido.


  • 18/03
    16:45

    Gostei muito do seu vídeo sobre o BeerSmith 2.2, e segui seus passos mas o SG não alterou-se na receita da IPA, será porque alguma configuração estava errada? Não sei mas acho que fiz tudo correto. Podia me ajudar, ele somente alterou quando acrescentei uma quantidade muita grande de malte. Obrigado Pimenta


Leave a comment