17/04/12 | Homebrewing

Minhas cervejas estão sem gás! O que fazer?

O leitor Maurício Domingues encaminhou a seguinte dúvida pela sessão de comentários do blog:

Queria sua ajuda ou comentário. Iniciei minha produção semanal de 20 litros em fevereiro e comecei a abrir agora algumas garrafas. Estou utilizando 6gr de açúcar cristal para produção de CO2 na garrafa, mas estranhamente algumas estão ficando com pouco gas. O que recomenda?

Maurício, já tive o mesmo problema com o envase de algumas levas que fiz. Isso é mais comum que a gente pensa… Depois de um tempo, consegui isolar o problema em duas hipóteses, mas que são difíceis de serem comprovadas, então acabo me esforçando para que as condições não ocorram.

A primeira é uma má distribuição do primming na cerveja a ser engarrafada. Assim, algumas garrafas ficam mais pressurizadas que outras, podendo haver gushing ou mesmo a explosão. Uma dica nessa hora é misturar a cerveja em um balde já com o primming e mexer com uma colher esterelizada para homogenizar. Cuidado para não mexer muito vigorosamente, pois pode oxidar a cerveja. Veja nosso vídeo sobre refermentação na garrafa que pode ajudar!

Diferença entre garrafa de rosca e comum

Outro caso é a garrafa ou a tampinha que você está usando. Existe uma diferença entre as tampinhas para garrafas comuns ou as de rosca. Caso você misture pode ser que as garrafas de rosca não fiquem com uma boa vedação, o que vai fazer o gás escapar e deixar suas cervejas chocas. Outra questão é que algumas garrafas de rosca não tem uma saliência pode a chapinha possa ser presa, o que torna mais fácil ainda o vazamento. Coloque diferentes garrafas lado a lado e compare!

Você cita que usa 6g de açucar no primming, mas não diz para quanto de cerveja. Consiga um software cervejeiro e faça a conta da quantidade de açúcar necessária para sua leva. Seis gramas por litro pode ser pouco, mas para uma garrafa de 600ml pode ser a quantidade ideal.

E se você tem alguma súvida sobre o processo de fabricação de cerveja, não deixe de escrever pra gente pelo formulário de contato!


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • Em minha primeira produção cometi um erro no cálculo que também ocasionou falta de carbonatação. A apostila que utilizei descrevia de 5 a 8 gr de solução por litro. A solução deveria ser feita com 1 porção de açúcar e 2 de água. ERRO. são de 5 a 8 gr de AÇÚCAR e não se solução.
    Abraços.


  • 18/11
    15:56

    Olá, mais uma vez parabéns pelo blog. Sou iniciante nessa arte da cerveja. Fiz a minha primeira leva, uma Pale ale, 20 L. Segui tudo certinho, engarrafei. Pelo meus cálculos meu primming foi de 8g/L. Fui abrir uma cerveja e está pouco gás. Será que perdi toda a cerveja? Muito obrigada.


  • Maria Clara, o açúcar pode não estar distribuido entre todas as garrafas de forma homogênea, por isso algumas garrafas acabam com pouco gás. Espere mais alguns dias e faça o teste novamente. Onde você está guardando essas garrafas? Esse pode ser outro fator para a baixa carbonatação. O ideal é na geladeira a temperatura de fermentação ou um quatro fresco e longe do sol.


  • 24/02
    14:48

    Ola fiz minha primeira leva de Ale mas fui abrir uma garrafa ele esta com pouco gas e parece choca
    eu fiz a fermentação em 12cºsera que esse foi o erro eparece que o teor alcoolico esta bem baixo. utilizei 6g de açúcar por litro,tem como reativar a fermentação?
    Obrigado.


  • Fernando, a temperatura da garrafa para refermentar e gerar o gás precisa ser na faixa de ativação do fermento. Como você disse se tratar de uma Ale, o ideal é refermentar entre 18 e 22 graus para que o fermento possa agir.


  • 08/03
    16:25

    Ola Fiz uma cerveja de trigo e coloquei 5g de acucar em cada garrafa de 600 ml depois de 10 dias em 10ºc na geladeira fui abrir e esta sem gás, posso abrir todas e fazer novamente o priming ou será que perdi toda a cerveja?


  • 10/05
    14:53

    Olha, estou com uma leva de cerveja que produzi na páscoa….coloquei as balas lamas….já ouviu falar cuja usou? Não sei, mas estou desconfiava que minhas garrafas não estão bem fechadas…será que posso abrir todas e refazer o priming ¡?


  • Fabiana, você deve ter o cuidado de verificar algum açúcar residual antes de refazer o primming. Se a concentração for muito alta, as garrafas podem explodir. Na dúvida, deixe mais alguns dias refermentando.


  • Olá, muito legal o seu blog!
    Sou iniciante na produção de beer. No entanto, infelizmente eu acabei realizando um erro. Esqueci de colocar açúcar antes de envasar e já se passaram duas semanas…

    Será que a minha cerveja ainda tem salvação?

    Abraços


  • 02/10
    19:31

    Blz show o blog .. Favor ajudinha ai. Fiz uma Bélgica ale blz fermentou fiz o primming 5g p/ 600ml como esta na receita esta lacrada só q na receita manda deixar fermentando em 2°c por 7 dias usei o fermento s-05 porem fui abrir e não tinha gás tava terrível Rrsrs.. O que posso fazer pra não perder tudo faço um novo primming ou tiro da geladeira e para temperatura ambiente.


  • 02/03
    08:17

    Amigo, fiz o priming com demerara e depoisde 10 dias ainda está quase sem gas, estou com medo de nao ter mais fermento o suficiente para refermenta, pois trasfeguei a breja 2 vezes, do fermentador para o maturador, depois no final da maturaçao baxei pra zero grau por 2 dias mudei de balde novamente fiz o priming e engarrafei, sera nessas trasfefas perdi toso o fermento? Caso isso tenha acontecido posso colocar um pouco de fermento em cada garrafa, quanto de fermento teria q colocar? 1 grama por litro estaria bom? Fiz uma apa, elas estao na geladeira a 20 graus,muito obrigado amigo, e parabéns pelo excelente site, q ajuda muita gente, hehehehe, abcs


  • 16/02
    17:33

    ola amigo
    estou querendo comprar este kit para fazer cervejas artesanal,,vcs tem uma dica onde eu encontro uma empresa seria
    obrigado pela atenção


  • Fizemos o priming e a carbonatação ficou pouca, quase sem gás
    Podemos abrir todas e refazer o priming?
    Qual temperatura levo as cervejas para refazer?
    Quanto tempo mais?


  • 10/04
    22:50

    Olá eu sou iniciante e minha primeira receita foi uma pale ale coloquei 7 gramas de açúcar por litro na receita manda depois do envaze deixar as garrafas a zero grau por 21 dias,agora depois de 10 dias ainda não tem gás oq posso fazer pra resolver isso , tu pode me ajudar agradeço pela atenção


Leave a comment