07/06/12 | Eventos

7º Concurso das Acervas: resumo do primeiro dia

Tudo correu bem no primeiro dia do 7º Concurso das Acervas. Desde o registro no evento até a execução das palestras correram sem maiores sustos, pelo menos do ponto de vista de quem estava assistindo. Se o bicho pegou nos bastidores, a organização está de parabéns por não deixar transparecer.

Foram cinco palestras durante o dia e dividi meu tempo entre acompanhá-las e encontrar algumas pessoas que não via há tempo, ou mesmo que só conhecia pela Internet e bati um papo ali, como o caso do Linus, do Rotenfuss Bier.

As palestras variavam entre o público leigo e o especialista, com muitas esposas e namoradas morrendo de tédio enquanto eu me divertia aprendendo sobre cocô de levedura (vulgo álcool e gás carbônico) na aul de fermentação dada pelo Alexandre, da Leuven.

Depois veio a apresentação do Robson, designer gráfico especialista em rótulos de cerveja, sobre o processo e aspectos legais dos rótulos de cerveja, que deixou muita gente apreensiva ao tentar criar em casa usando as etiquetas Pimaco (que servem pra muita coisa, mas não pra rótulo de cerveja).

A parte da tarde começou com uma apresentação da Agrária sobre o cultivo do cevada no Brasil. Interessante, mas nada que prendeu muito minha atenção, então fui conhecer as choppeiras e socializar! Os chopps caseiros estão sendo guardados para a grande festa, então as torneiras estavam abastecidas com Dama, que logo acabou na versão IPA, Magnus e uma Othomania que surgiu no finzinho. Infelizmente a vontade de beber do público era muito maior que a vazão, o que deixou muitas torneiras secas antes do tempo.

Voltando para as palestras, a seguinte foi sobre adjuntos cervejeiro, já que em novembro é a data limite oara as cervejarias se adatarem a regulamentação da Anvisa que fui publicada em 2011. Fechando o dia com uma a história da cachaça no Brasil, que há pouco era uma bebida marginalizada e hoje ensina a cerveja como se organizar.

Se você tem vontade de ver as apresentações das palestras, elas estarão disponíveis no site do evento até a próxima semana. Se algum assunto te interessou, mas a apresentação não está disponível, é porque o apresentador é bobo, feio, cara de melão e não autorizou sua divulgação!

Agora a noite vai rolar uma a primeira festa do evento e já estou de partida pra lá! Nos falamos amanhã.