19/05/12 | Eventos

Está chegando o Concurso Nacional da Acerva Paulista

Está chegando o tão esperado Concurso Nacional das Acervas, que esse ano vai levar centenas de cervejeiros artesanais de todo o Brasil para a cidade de Piracicaba, no interior paulista. Enquanto alguns grupos se organizam e a Acerva Catarinense aluga um ônibus para a caravana de Santa Catarina, muita gente ainda está perdida no assunto da viagem.

Como chegar?

O concurso vai ser na cidade de Piracicaba, a 70km de Campinas, no interior de São Paulo. O modo mais simples de chegar lá é pegando um vôo para o aeroporto de Viracopos (sempre achei esse nome sugestivo) e pegando um translado até a cidade. Duas companhias aéreas que atendem são a Gol e a Trip, sendo que a segunda fornece transporte até a cidade por um ônibus com Wifi.


Exibir mapa ampliado

Translado

Se não quiser ir até a cidade por conta própria, você pode alugar um carro (lembrando de não beber antes de dirigir) ou ainda contratar um serviço de motorista.

Polimiana Locadora faz o translado de Viracopos a Piracicaba e pode ser uma mão na roda pra quem vai em pequenos grupos, já que dispões de carros para 3 pessoas ou ainda vans com 15 lugares. Ligue para lá e fale com o Rubens pelo telefone 19 32272468. Você também pode enviar um email para apollimloc@terra.com.br.

De busão, a Viação Piracicabana faz o trajeto desde São Paulo, no terminal Tietê ao custo de 37 reais. De Viracopos, você pode pegar o translado do aeroporto para a rodoviária de Campinas por 8 reais e então o ônibus para Piracicaba. Saindo do Rio de Janeiro, os ônibus diretos custam próximo a 90 reais, o que compensa muito você investir num vôo.

Onde se hospedar?

Todo o evento, seja as palestras ou a parte festiva, será realizado no Beira Rio Hotel, de nível que só meu chefe pode se hospedar, mas preparou um precinho camarada para os cervejeiros que vão participar do evento. Quem quiser dividir o quarto, pode chegar a pagar menos de 70 reais por diária. CORRÃO!

Outras opções são o IBIS, onde peguei uma reserva na promoção, ou o Formule 1, ambos com um preço mais em conta, mas você muitas vezes precisa pagar seu próprio café da manhã. Vale a pena pensar também no deslocamento até os eventos e se você vai encontrar o caminho de volta.

Como levar suas cervejas

Essa é uma das principais dúvidas de quem participa do evento, principalmente quem pediu desconto por levar um keg com 20 litros de cerveja. Se o seu keg está com uma vedação boa, você pode tentar inclui-lo ao despachar suas malas, porque equipamentos pressurizados não podem embarcar nem como bagagem, então esqueça o cilindro de CO2.

Uma opção é usar uma empresa transportadora que atenda a sua cidade. Encontrei a Cometex, da Viação Cometa, atendendo a cidade de Piracicaba. Por usar da malha de ônibus, pode ser que o frete saia mais em conta e você ainda consiga pagar um seguro pelo seu equipamento e a cerveja.

Imagem: Acerva Paulista