28/11/12 | Culinária Cervejeira

Receita: Carne com batatas na Wäls Petroleum

Depois de tanto esquentar a (grande) barriga no fogão para fazer cerveja, nada mais natural que o próximo passo fosse começar a usar a cerveja em experiências gastronômicas em casa. Nunca fui de inventar receitas (além de cerveja) e sou mais aquele cara que pega as instruções e vai pra cozinha, mas a cerveja deixa tudo mais interessante e por isso vou tentar criar uma coluna regular aqui no blog, a Culinária Cervejeira.

A primeira receita vai ser também a primeira vez que usei uma panela de pressão na vida! A dica veio da amiga Karine (que ainda não fez seu blog) e é uma carne marinada na cerveja. A indicação de usar a Wäls Petroleum foi bem específica, então me senti obrigado a usar uma garrafa, apesar da vontade imensa de bebê-la.

Vamos à receita…

Carne com batatas na Wäls Petroleum

Ingredientes

  • 800g de Lagarto (picado ou inteiro)
  • 1 garrafa de Wäls Petroleum
  • 3 Batatas Médias
  • 2 Cenouras Médias
  • 1 Cebola
  • 1 Cabeça de Alho
  • Sal
  • Pimenta do Reino a gosto

Modo de Fazer

No dia anterior, bata no liquidificador a cerveja, a cebola, o alho e a pimenta do reino. Em um recipiente, coloque a carne para marinar nesse molho por 12 horas na geladeira. No meio do processo eu cheguei a virar a carne, mas não faço idéia se isso é mesmo necessário.

Quando chegar a hora da verdade, pegue uma panela de pressão e coloque a carne com o molho. Tempere com sal e junte as batatas e cenouras cortadas. Deixe cozinhar por meia hora (contando de quando a panela começar a apitar), tire a pressão da panela e pronto!

Se quiser fazer diferente, você pode cozinhar a carne em separado e fritar as batatas em pedaços grandes, juntando o molho só ao final do cozimento.

Harmonização

Esse é um prato com um sabor bem forte e vou sugerir duas harmonizações diferentes para ele. Por combinação, quando a cerveja acompanha o sabor do prato, o mais indicado é a própria Wäls Petroleum. Já por contraste, quando buscamos uma cerveja com sabor oposto, eu sugiro a Wäls Tripel, uma cerveja suave, mas bem alcoólica, que ajuda a quebrar a gordura do prato e limpar o paladar.

Impressão Final

Sem querer (eu juro), acabei pesando a mão na pimenta ao marinar a carne. Mesmo assim ela ficou bem gostosa e pegou o gosto da cerveja. As batatas, no entanto, ficaram tão picantes que estavam quase intragáveis. Apenas os mais fortes conseguiram terminar o prato! Talvez a variação com as batatas feitas a parte seja mais interessante, mas apenas mais um fim de semana para me dizer isso.


Nicholas Bittencourt.

Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 28/11
    17:58

    Nham! nham! nham!!

    agora tem que fazer de novo e chamar os amiguinhos!!!


  • 12/12
    15:08

    Fiz a receita no final de semana. Na verdade mudei um pouco. Inicialmente já vacilei por ter esquecido de marinar, achei que não ia prestar mas ficou excepcional.

    Bati no liquidificador a breja + 3 dentes de alho + 1 cebola + 1 sopa de cebola e pimenta do reino.

    Dei uma passada no Lagarto com cebola para dar aquela dourada. Assim que dourou joguei a mistura, adicionei pimenta mexicana e um pouco de sal.

    Realmente ficou muito bom, tinha medo de ficar amargo pelo alto IBU mas isso não ocorreu(amém). Fiz a batata separada, cozinhei e depois passei com azeite e bacon.

    Obrigado pela dica da receita. Adicionei na minha lista pessoal de comidas que deram certo.


  • […] de Cerveja com Duvel Tripel Hop Como muita gente gostou da receita de Carne com batatas na Wäls Petroleum, a publicação de receitas que envolvem cerveja vai ganhar um espaço maior aqui no blog. Dessa […]


Leave a comment