12/12/13 | Homebrewing

Novo equipamento promete resfriar sua cerveja até 80% melhor

Atualmente existem duas formas básicas de resfriar sua cerveja: uma serpentina ou um trocador de placas. Por muito tempo cervejeiro usaram esses equipamentos para servir a cerveja no bar ou resfriar o mosto após a fervura, mas um equipamento criado pela Bracton promete unir o melhor desses mundos.

cool-tube

O Cool Tube Heat Exchanger é composto de diversas serpentinas de inox que são imersas em um líquido refrigerado em circulação, atuando como um trocador de calor, ou contrafluxo. A diferença entre as serpentinas e as placas é que as primeiras aumentam a área de contato entre o líquido quente e o frio, melhorando a performance do equipamento.

Com equivalente a 18 metros de serpentina, o produto é anunciado como sendo 6 vezes mais leve que os concorrentes e até 80% mais eficiente. Além disso, pode ser instalado em série debaixo de um balcão de bar, permitindo criar diversas torneiras com diferentes temperaturas, um cenário perfeito para servir diferentes cervejas.

cool-tube-mini-heat-exchanger-schema


Nicholas Bittencourt.

Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 14/12
    02:50

    Gostei! Tenho sofrido muito bolando um resfriador para mosto… mais uma boa ideia.


  • Cada torneira numa temperatura seria épico =]


  • 13/10
    12:02

    Então, me ocorreu uma dúvida; sempre vi o resfriamento com a serpentina dentro do caldeirão circulando água fria por dentro. Esses dias vi um camarada fazendo o contrário, passando o mosto filtrado, após a fervura, pela serpentina que estava num balde de água com gelo e fiquei surpreso com o resultado, muito eficiente, então fiquei me perguntando, por que não!? Qual a diferença na qualidade final da cerveja? Será que interfere? Deixo aqui a pergunta. Att Jefferson


  • Jefferson, o maior risco é uma contaminação por alguma sujeira que tenha ficado na serpentina. Fora isso, não há problema em fazer esse processo.


  • 27/10
    16:03

    Bem Legal!! Qual são as dimensões do equipamento? Alguém sabe o custo?


  • Boa tarde, onde posso encontrar?

    Att
    Fernanda


  • Prezado, Acabei de descobrir(da pior maneira) que meu chiller de placas contaminou, estou precisando de ajuda
    de como fazer para limpa-lo.


Leave a comment