04/03/13 | Eventos

Liberado o regulamento do VIII Concurso Nacional das Acervas

A organização do VIII Concurso Nacional das Acervas, que premia cervejeiros caseiros de todo o Brasil, liberou na última semana o regulamento com as informações essenciais para quem desejar participar do evento, realizado no feriado de Corpus Christi desse ano, dia 30 de maio. Os estilos do concurso já haviam sido liberados alguns meses atrás, para facilitar os produtores em seus testes e experiências. É muito difícil competir em todas as cinco categorias, mas podemos tentar melhorar uma receita feita anteriormente e conseguir batalhar por uma medalhinha!

Uma novidade no concurso desse ano é a maior flexibilidade em relação às garrafas que os participantes podem escolher. Praticamente qualquer tipo de garrafa e tampinhas será aceito na competição, desde as gordinhas de 300ml até mesmo as gigantes garrafas de um litro. Cada participante deve enviar exatamente quatro garrafas para o evento, o que me preocupa muito, conhecendo nossos correios e transportadoras.

Com o maior detalhamento dos estilos de cerveja, fiquei um tanto quanto apreensivo em relação ao estilo livre. Sem maior detalhamento no anúncio inicial, o estilo agora segue o mesmo padrão da última competição, em Piracicaba, exigindo o uso de um ingrediente nacional na receita. Enquanto a organização flexibiliza, permitindo ingredientes estrangeiros que sejam usados frequentemente na nossa culinária, ela usa a palavra relevante para restringir aqueles que serão aceitos. O que é relevante para um, será relevante para outro?

Para saber com mais detalhes as regras, leia o regulamento do VIII Concurso Nacional das Acervas.