26/04/13 | Cervejas e Comidas

Cerveja indígena brasileira pode receber aprovação para venda

O caxiri é uma bebida tradicional indígena brasileira, produzida pelos povos Macuxi, em Roraima. Fermentado a base de mandioca, é considerada a cerveja brasileira, inclusive com referências em museus no exterior, como o National Museum of Natural History, onde se passa o filme Uma Noite no Museu.

Preparação do Caxiri (Créditos: Wilson Dias / EBC)

Seguindo tradições culturais, apenas mulheres podem preparar o caxiri. A mandioca ralada é misturada com água e cozida de 24 a 48 horas, sendo mexida constantemente, já que o consumo dela crua pode causar envenenamento. O teor alcoólico varia de acordo com o tempo de fermentação, mas a prática é deixar apenas 3 dias, para que até as crianças da aldeia possam consumi-lo.

De acordo com o coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima, Mário Nicácio, a bebida poderá deixar de ser produzida apenas para consumo próprio e comercializada. A produção ocorre sempre em grande escala durante os trabalhos coletivos ou festividades da aldeia.

Não existe uma legislação específica sobre a bebida no Brasil, mas pelas características, regras similares a da cerveja devem ser aplicadas, devendo os estabelecimentos produtores receber aprovação da Vigilância Sanitária e do MAPA para comercialização. Caso não haja essa necessidade, estou comprando minha tanga, vestindo meu cocar e abrindo minha cervejaria!

Via G1


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 26/04
    15:34

    Nicholas
    alguem ja fez uma versao como cerveja, ou seja após a fermentação, maturar, e refermentar na garrafa?
    Abraço e parabens pelo blog.


  • Não que eu tenha conhecimento. O mais perto de um caxiri no Brasil é a Colorado Caium, que leva mandioca na receita, mas com participação da cevada. A Dogfish Head, dos Estados Unidos, fez uma cerveja baseada na chicha, uma “cerveja” peruana feita com milho.


  • 14/04
    23:58

    olá Nicholas, não encontrei a citação no site do National Museum of Natural History, vc já visitou e constatou a referência dita sobre o Caxiri?


Leave a comment