12/08/13 | Cervejas e Comidas

Degustação: Wäls 65 Anos Pão de Açucar

O grupo Pão de Açucar se juntou com a Cervejaria Wäls para lançar uma cerveja comemorativa aos seus 65 anos de operações. A Wäls 65 anos Pão de Açúcar, como foi chamada, é uma Witbier, mas um produto totalmente diferente do que a Wäls Witt, já no mercado há um tempo.

O diferencial dessa receita é a adição de alfarroba, baunilha e tâmara, em complemento ao coentro e casca de laranja tradicionalmente usados nesse estilo. O objetivo é criar um diferencial no aroma e na complexidade da cerveja, devido aos açúcares desses ingredientes, alguns não fermentáveis.

A cerveja pode ser encontrada nas principais lojas da rede Pão de Açúcar ou ainda nas vendas pela Internet. O preço sugerido é de 15 reais, foi por quanto consegui comprar na filial próxima a minha residência.

Wäls 65 Anos Pão de Açúcar

Aparência: é uma cerveja de cor castanho claro, com leve turbidez. Baixa formação e persistência de espuma ao servir, fugindo do estilo esperado.

Aroma: o aroma tradicional de coentro e laranja se destaca na cerveja, mas é possível perceber a baunilha e a tâmara (frutas amarelhas) presentes. A alfarroba eu não tenho referências para conseguir identificar.

Sabor: tem um leve dulçor quando colocamos na boca, seguida de acidez presente. Seca ao paladar, corpo leve e refrescane. A falta de carbonatação, já descrita na aparência, prejudicou um pouco a sensação de boca.

Comentários: é um estilo bastante interessante e a complexidade de aromas deixou a cerveja interessante, mas forte demais para quem espera uma witbier mais comportada. Um pouco mais de carbonatação não faria mal a experiência também.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, estudante de Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca. [G+]

Comentários

  • 12/08
    11:41

    Boa descrição, Nicholas.
    Você comprou no PdA Afonso Pena?
    Em Niterói ainda não sei se chegou…
    Abração.


  • Foi lá mesmo, Gil. Mas a distribuição e divulgação não estavam com muita força, por isso acho que foi fácil encontrar.


  • 13/08
    11:07

    Nicholas, não achou a cerveja com carbonatação baixa demais? Tipo, com uma sensação de estar choca? To achando que esse lote que veio pro Rio está com algum problema, vejo pessoas no Untappd falando que ela é bem carbonatada e fotos com bastante espuma! Entrei até em contato com o pessoal da Wals para saber se aconteceu algo.


  • Todo feedback que recebi foi de baixa carbonatação, inclusive foi o que recebi da assessoria de imprensa.


Deixe um comentário