07/06/13 | Eu Sommelier

Eu, sommelier em formação

Há mais de quatro anos eu criava esse blog. Naquela época eu já não me achava capaz de avaliar uma cerveja, principalmente por me faltar o conhecimento teórico e prático para isso. Com o passar dos anos, e as mais de 300 cervejas bebidas nesse tempo, a experiência prática, também chamada de hora-copo, veio naturalmente, mas ainda faltava o conhecimento teórico, que um curso de sommelier poderia me oferecer.

Curso Sommelier de Cervejas

Pode parecer surreal, mas o Rio de Janeiro era o estado mais deficiente nesse tipo de formação. Muitos sommeliers daqui seguiam para São Paulo, Minas Gerais ou estados mais distantes buscando o curso. Impossibilitado por outros compromissos, me restou esperar o curso chegar por aqui num horário compatível com minha rotina, o que finalmente aconteceu pelas mãos da parceria SENAC Doemens, que já formou tantos profissionais em São Paulo.

A primeira aula será nesse sábado, na cidade de Petrópolis, região serrana. Por 25 semanas, terei de acordar cedo e pegar um ônibus até lã, retornando ao Rio depois de quatro prazeirozas horas de aula.

Por isso aproveito a oportunidade para começar uma série aqui no blog, contanto o dia a dia da minha formação como sommelier. A cada aula vou contar meu aprendizado, a experiência de fazer o curso por todo esse tempo. Espero poder melhorar também o conteúdo produzido, com avaliações e degustações feitas com critérios e conhecimento.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 07/06
    11:07

    Bá, que show! Tu estava na msma situação que eu estou hoje, aqui no Sul. Aguardo o curso chegar até aqui. Boas aulas!


  • 07/06
    15:18

    Bacana ,Nicholas! Po, tava querendo fazer parte desse grupo também, até me inscrevi uma vez na lista do Padilha mas nunca tive algum retorno :-(
    Bom curso!


  • Aquela lista sofreu alguns contratempos, por isso não houve contato. O curso agora é regular nas unidades Copacabana e Petrópolis, então deve ser fácil conseguir uma turma.


  • 07/06
    15:40

    Pô Nicholas, vai fazer curso no Senac e posta foto da Concorrente?!?! rsrsrrs…
    Acabei de me formar no Senac Campos do Jordão, tenho certeza que você vai gostar do curso!


  • 08/06
    17:57

    Finalmente o RIO recebe o curso, uma pena que não é próximo de mim num horário compatível ATUALMENTE.
    Mas em breve farei o curso também


Leave a comment