29/01/13 | Fotos

Aprenda a fotografar sua cerveja favorita

Quando vemos uma propaganda visual de cerveja, nossa boca chega a salivar. O copo levemente gelado, suando e a espuma na medida ideal, com uma cremosidade absurda. Pode parecer fácil, mas uma foto dessa da muito trabalho para ser feita, principalmente por não ser fácil reproduzir a situação em condições naturais de temperatura e pressão. Quem viu o vídeo explicando o hamburguer do McDonalds sabe como é o processo.

Como fazer

A imagem que ilustra esse artigo foi feita pelo fotógrafo Scott Bourk para um projeto do site Strobist. Além de publicar um vídeos mostrando o processo, Scott também apresentou a configuração do equipamento, com rebatedores de luz ao lado e por trás das garrafas para direcionar a luz corretamente e alcançar o efeito desejado.

Veja o vídeo abaixo mostrando o processo e boa sorte com o sotaque australiano.

Efeitos especiais

Existem vários macetes que você pode usar para deixar a garrafa ou o copo mais bonitos. São conceitos comuns no meio da fotografia de alimentos e já publicados repetidas vezes em sites sobre fotografia de cerveja. Essa lista eu encontrei no blog do Robson Vergílio, entre outras fontes.

  • Escolha o copo certo para apresentar a cerveja. Além de dar credibilidade ao seu produto, o consumidor ainda sabe a forma de consumo que enaltesce as características do que está bebendo.
  • Para dar o efeito do copo gelado, use verniz transparente fosco, que pode ser comprado em casas de material de artesanato. Ele pode ser aplicado até mesmo no rótulo da garrafa.
  • O suor da garrafa é feito de uma mistura de uma parte de glicerina, encontrada em farmácias, com duas partes de água. Use um borrifador para criar as gotas.
  • No momento de encher o copo, sirva com calma até faltarem dois dedos. Nesse momento, agite a garrafa para fazer espuma e complete o copo com aquele colarinho. Para dar mais persistência, você pode colocar uma colher de chá de sal no fundo do copo.
  • O colarinho diminuiu ou as bolhas da cerveja estão menores? Use uma seringa para retirar um pouco da cerveja do copo e, sem retirar a seringa, inveje tudo de volta. Novas bolhas se formarão.
  • Leve copos a mais. Vai que…

Você pode ver essas dicas, aplicadas na prática, no Making Of do ensaio fotográfico da Cervejaria Backer, feito pela Ao Cubo Filmes.

Envie sua foto

Se você conseguiu fazer uma foto espetacular de cerveja, envie para a gente pelo email goronah@goronah.blog.br ou publique na nossa página do Facebook. Vamos criar uma galeria com as melhores fotos enviadas pelos leitores.