15/07/13 | Legislação

Ministério da Agricultura abre consulta a cooperativas cervejeiras

Abrir uma cervejaria é um processo caro! Em uma pesquisa informal junto ao SENAI Vassouras, que oferece a consultoria aqui no Rio de Janeiro, o valor de uma planta industrial chegou próximo a meio milhão de reais. Se você não possui dinheiro para essa investida, a melhor forma é encontrar um grupo de sócios interessados, ou mesmo outras cervejarias para criar uma cooperativa de bebidas.

 

Na cooperativa, um grupo de cervejarias se uniria de forma a dividir uma mesma planta industrial e assim economizar nos custos relativos a aquisição, manutenção e futuras ampliações. Talvez nem tão futuras assim, dado o aquecimento atual do mercado cervejeiro no Brasil.

A lei atual separa a legalização de uma cerveja em duas licenças distintas, uma para a planta onde ela será produzida e outra para a receita em si. A planta precisa estar associada a um CNPJ, nesse caso uma cooperativa, que atuaria nesse processo de registro. A forma como se dá esse processo e as responsabilidades é o tema da consulta pública do Ministério da Agricultura, o MAPA.

Publicada no dia 21 de maio, a consulta está aberta até 21 de julho, quando as sugestões e comentários passarão a ser analisadas pelo grupo de trabalho responsável. Os interessados em colaborar devem enviar um email para cooperativa.dbeb@agricultura.gov.br ou escrever uma carta para a Coordenação-Geral de Vinhos e Bebidas (CGVB/Mapa), Esplanada dos Ministérios – Bloco D – Anexo B – Sala 333 – Brasília – DF – CEP 70.043-900 – Fax 55(61) 3224 8961.

Via MAPA