22/04/13 | Lugares

Austrália recebe o primeiro bar sem fins lucrativos do mundo

Beber, ajudando a instituições de caridades. Depois, continuar bebendo, ainda ajudando a instituições de caridade. Se você acha que estou falando as cervejas trapistas, que por regra devem investir seu lucro em projetos sociais, errou! A proposta vem da Austrália, que recebeu o primeiro bar sem fins lucrativos do mundo.

O bar, chamado Shebeen, funciona em Melbourne e trabalha, entre outras bebidas, com cervejas de países em desenvolvimento. Entre os 25 rótulos de 10 diferentes países temos Dashen da Etiópia, Windhoek Lager da Namíbia e Boschendal Chenin Blanc da África do Sul. Todo o lucro é distribuído entre sete organizações sociais espalhados pelo mundo.

Desde a inauguração o bar está fazendo sucesso, mas sofre com problemas de abastecimento. Algumas cervejas da Etiópia, Quênia e Laos já esgotaram e não têm previsão de abastecimento. Prova clara que problemas com regularidade de importação acontecem em todo o mundo.

Agora é aproveitar a idéia e criar um bar no mesmo estilo aqui no Brasil. Como tanto reclamam os donos de bares e cervejarias, dizendo que cerveja não dá dinheiro, melhor é distribuir esse dinheiro a quem poderia fazer uma coisa legal com ele. Quais instituições você ajudaria com o dinheiro que gasta em cerveja?

Via Fast Company