08/01/13 | Rankings

Como avaliar o top 10 Brasil do Untappd?

Premiações e rankings de cerveja existem aos montes, tanto que nem dou tanta bola quando publicam mais um resultado. Só que algumas situações merecem ser divulgadas, como a lista das 10 melhores cervejas brasileiras no Untappd, que você vê abaixo. Todas ótimas cervejas que merecem estar nesse ranking, mas o que torna ele tão especial?

  1. Wäls Petroleum
  2. Colorado Vixnu
  3. Seasons Green Cow IPA
  4. Bodebrown Perigosa
  5. Eisenbahn Lust
  6. Way Double American Pale Ale
  7. Bodebrown Wee Heavy
  8. Wäls Quadrupel
  9. Colorado Ithaca
  10. Küd Kashmir

O que deixa esse ranking diferente dos outros é que as cervejas foram avaliadas em condições reais de temperatura e pressão. Não existe um processo rígido de avaliação, com limpeza de paladar ou comparação lado a lado. As cervejas são avaliadas no bar, em casa, no churrasco, ou seja, onde costumamos beber de verdade.

Ao mesmo tempo, as avaliações podem ser feitas por leigos, que não sabem o que esperar de uma cerveja. Estilos mais estranhos, como uma geuze, dificilmente vão figurar nessa lista, pois são de difícil assimilação pela maior parte dos bebedores. Eu mesmo tenho dificuldade em saber quando dar uma nota alta a esse estilo.

Diferente das competições, são cervejas sofridas. Em um evento destinado a avaliação, as cervejarias buscam enviar produtos frescos, em embalagens bem condicionadas e até mesmo em transporte especializado. No caso do consumidor final, o controle sobre a cadeia de suprimentos é o adotado pela cervejaria no dia a dia. Qualquer problema de transporte ou armazenamento vai afetar o produto que chega a mesa.

Por isso vemos algumas cervejarias que colecionam medalhas em competições mundo afora sequer aparecerem nessa lista. Mais uma vez vemos o consumidor final influenciando os resultados. Enquanto aquelas cervejas podem ser tecnicamente invejáveis, para o consumidor elas não são nada demais… Não se destacam da multidão e por isso recebem notas medianas.

Ainda assim, acho que esse é um ranking extremamente válido, pois ele é o reconhecimento de quem sustenta as cervejarias, o consumidor!

Fonte: Untappd Top Rated Brasil


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • Muito bem pensado Nicholas.
    Na verdade essas são as avaliações que realmente interessam.
    Será que as cervejarias estão dando a atenção devida?
    Parabéns pelo raciocínio e pelo texto.


  • 08/01
    12:12

    concordo em parte. concordo que essa lista é muito mais válida que um monte de medalha distribuída por aí. Mas acho que o consumidor comum leigo ou beer geek, tende a avaliar as cervejas que tomam em ocasiões especiais, que esperimentam uma vez e se surpreeendem com o sabor, mas nao são cervejas que vai tomar todos os dias. o que quero dizer é, PRATICAMENTE SÓ TEM PORRADAS ALCOÓLICAS NA LISTA. Grandes brejas do dia-a-dia acabam recebendo notas um pouco menores, como abadessa helles, bierland vienna, wals witte, bodebrown hopweiss, bamberg rauchbier, demoiselle. que provavelmente vendem bem mais que as do top 10.


  • 14/01
    11:54

    Bom ponto Nicholas. Realmente são ótimas cervejas, mas também concordo com o Marcelo no ponto que ele levantou. A tendência é que as cervejas mais “porrada” liderem esses rankings, em detrimento de ótimas cervejas, algumas vezes perfeitas dentro de seus estilos, que passam desapercebidas. Mas a graça das listas é justamente essa, levantar a discussão!


  • […] passado,  o Goronah fez uma ótima avaliação da importação do ranking do Untappd e tirou uma “fotografia do que ele era na […]


  • […] Em janeiro de 2013, o Goronah registrou o seguinte top 10 de cervejas nacionais no ranking do Untappd: […]


Leave a comment