09/10/13 | Saúde

Chineses descobrem a cura para ressaca! Pode continuar bebendo!

Desde que o ser humano decidiu deixar a vida nômade e estabelecer comunidades, um problema aflige todas as classes sociais: a ressaca! Buscando ficar mais próximos dos deuses, sempre bebemos (pelo menos) um copo além do nosso limite e acabamos pobres no dia seguintes, com dor de cabeça, boca com gosto de cabo de guarda-chuva e estômago embrulhado. Ainda bem que os chineses descobriram como evitar tudo isso!

cura-para-ressaca

Antes de tudo, que fique claro que a melhor prevenção a ressaca é saber beber! A cada dois copos de cerveja, beba um copo de água, o que vai manter seu corpo hidratado e amenizar qualquer sintoma no dia seguinte. Se ainda assim, você insiste em beber além da conta, a pesquisa realizada pela Universidade Sun Yat-Sen em Guangzhou vai te ajudar.

O objetivo era aumentar a tolerância do corpo a conversão de acetaldeído em acetato. Quando seu corpo chega a um limite, o álcool chega a ser quebrado em acetaldeído, mas não em acetato, uma substância benéfica ao organismo. O alto nível de acetaldeído que vai de deixar com vontade de nunca mais beber no dia seguinte.

Foram pesquisados 57 diferentes bebidas, incluindo infusões de ervas, chás e bebidas carbonatadas. Entre todas elas, um refrigerante carbonatado chamado Xue bi ajudou a acelerar o processo de conversão, diminuindo a exposição do organismo ao acetaldeído e consequentemente reduzindo a ressaca.

O Xue bi é conhecido por outro nome no Ocidente: Sprite! Sim, a bebida de limão da Coca Cola, aquela empresa maligna que coloca ratos nas garrafas para matar consumidores inocentes, mas como ele não usa o corante caramelo, podemos beber sem medo.

Uma dica que dou a vocês é fazer o Russian, uma bebida alemã composta de uma mistura de Weissbier com Sprite. Descobri essa combinação quando passeava por Munique, durante a Biertour Europa 2011. Vale experimentar, se você não é um purista da cerveja.

Dica do Rafael Bertges da Cerveja Artesanal Oceânica