11/12/13 | Saúde

Holanda paga alcoólatras com cerveja em programa social

Reabilitação de dependência química é sempre um assunto delicado, principalmente quando se trata de prover emprego e alimentação para os dependentes, que podem gastar todo seu salário com a droga. E muita gente não sabe, mas o álcool também é droga e seus dependentes, os alcoólatras, estão recebendo um tratamento especial na Holanda.

moradores-rua-amsterdam

A ONG Fundação Arco Íris organizou um projeto, baseado numa experiência Canadense, onde moradores de rua alcoólatras atuam na limpeza da cidade e na seleção de lixo para reciclagem. Pelo trabalho realizado, eles recebem almoço e dez euros, complementados por meio pacote de cigarros e cinco de cerveja.

Apesar da organização receber 80% de seu financiamento do governo de Amsterdam, toda a verba destinada ao projeto social vem de recursos próprios. Mesmo assim, ela é alvo de muitas críticas de grupos conservadores que chamam o ato de “projeto da cerveja”. Já outros políticos defendem a ação, pois dá um afazer a população de rua e afasta eles do consumo de destilados baratos.

Via Administradores