16/04/14 | Curiosidades

Agência de Assessoria de Imprensa se especializa no setor de Cervejas Especiais e se destaca no mercado nacional

Empresa permite que seus colaboradores degustem cervejas durante o expediente em qualquer horário do dia

A agência de comunicação especializada em Assessoria de Imprensa Notícia Expressa nasceu há 10 anos. De imediato conquistou uma conta importante, da maior importadora de cervejas especiais da época e investiu em um mercado que estava apenas iniciando no país. No início, era bem difícil conquistar espaços na mídia, visto que o mercado de cervejas especiais era desconhecido e poucos veículos se arriscavam a escrever sobre os rótulos disponíveis.

noticia-expressa-assessoria

Mas através de um trabalho pontual e muito comprometido, as portas foram se abrindo e tudo aconteceu de forma saudável. A Notícia Expressa realizou vários eventos de degustação em parceria com o especialista Edu Passarelli e muitos jornalistas começaram a se especializar no assunto e abordar o mercado de cervejas.

“Com a crescente chegada de rótulos importados ao país e o nascimento de várias cervejarias artesanais, resolvi me especializar no setor e comprei livros e livros sobre cervejas a fim de entender esse grandioso universo”, declara Miriam Matos, proprietária da agência.

Com o tempo, Matos percebeu que deveria incorporar alguns ‘rituais’ dentro da agência, pois por vezes os textos não traduziam de forma plena a essência das cervejas. “Resolvi então munir o frigobar do escritório com dezenas de rótulos de nossos clientes e desde então todas nossas reuniões internas são acompanhadas de cervejas. Meus colaboradores também tem minha autorização para degustarem as bebidas quando bem quiserem e em qualquer horário”, enfatiza Matos. O objetivo é cada um realize sua própria percepção sobre cada rótulo e tenham ferramentas para escrever e divulgar de forma completa cada rótulo.

Outro fator que se fez necessário foi a inscrição do Gerente de Contas do Núcleo de Cervejas em um Curso de Beer Sommelier. “Apesar de dominar bem o assunto, fiz questão de colocar o Renan Santiago no Curso de Beer Sommelier do Instituto da Cerveja, um de nossos clientes”, declara a empresária. Segundo ela, este é o momento de dar a volta por cima, de realizar grandes feitos e acreditar no futuro. Hoje, os clientes esperam de seus prestadores de serviços, os valores que querem pra si. “Temos um perfil alinhado com os valores e crenças de nossos clientes”, comenta Matos.

“Desde que esses hábitos foram acrescentados à rotina da agência, coisas maravilhosas tem acontecido. Os colaboradores estão mais soltos, muito mais criativos e empenhados em traçar estratégias para colocar nossos clientes na mídia”, diz Matos. Claro que não existem excessos. Cada um sabe de seus limites e nunca houve nenhum problema quanto a isso. Tudo é feito com moderação.

O último grande feito da agência foi a produção de uma cerveja caseira, feita com ingredientes e equipamentos do Lamas Bier, empresa cliente da Notícia Expressa. “Nos encontramos na casa de um dos colaboradores e produzimos a nossa própria Cerveja. Em breve, ela estará pronta”, declara Matos.

Matos acredita que um trabalho de divulgação em Assessoria de Imprensa só funciona se o colaborador acreditar no produto, conhecê-lo a fundo e se sentir parte dele. “Só assim conseguimos traduzir o objetivo da empresa em textos surpreendentes e que geram resultados maravilhosos”, finaliza Matos.

Hoje, a agência que é referência no país, é procurada espontaneamente por várias empresas do setor. Até o Consulado da Bélgica contratou a Notícia Expressa para divulgar um evento de cervejas belgas, devido a sua expertise no assunto.