08/12/14 | Cervejas e Comidas

Colorado cria cerveja para bar Brejas

Cerveja de estilo belga Saison feita com carambola e manjericão comemora cinco anos do bar com a melhor carta de artesanais de Campinas (SP)

Para marcar as comemorações de cinco anos do Bar Brejas, em Campinas (SP), um dos pioneiros na formação de público para cervejas artesanais, a Colorado foi incumbida do desafio de criar uma receita oficial da casa. O resultado é a Carambreja, uma Saison feita com carambola e manjericão, bem refrescante e aromática.

image004

Leve e fácil de beber, a cerveja tem coloração amarela escura, com aroma frutado bem presente e um toque mentolado trazido pelo manjericão. Com teor alcoólico de 5,5% e amargor de 14 IBU, harmoniza bem com carnes brancas, massas leves e pratos com vegetais. A Carambreja poderá ser encontrada no Brejas, em chope e garrafas de 600ml, assim como no Cervejarium – bar da Colorado em Ribeirão Preto (SP). Também chega a partir de dezembro nos principais empórios, bares e restaurantes da capital paulista.

O estilo e a combinação de ingredientes nasceram no melhor espírito cervejeiro: colaborativo. “Depois de muitas consultas e conversas, no fim das contas, a Carambreja foi criada e feita por várias mulheres”, revela Maurício Beltramelli, dono do Bar Brejas e um dos sócios-fundadores do site Brejas.com.br.

A busca por um ingrediente bem brasileiro resultou na escolha pela carambola. “Ainda gerou uma curiosidade bacana porque a fruta tem cinco gomos e o aniversário é de cinco anos”, diverte-se Maurício. A combinação de carambola com manjericão foi ideia de Fabiana Panobianco, que é sócia do bar, nutricionista e sommelière de cervejas. Outro toque feminino vem da história, pois o estilo Saison (ou farm house ale) foi inventado por mulheres no Norte da França e Sul da Bélgica, quando a cerveja era vista como alimento e as matriarcas cuidavam do cardápio da família com o que tinham no quintal.

E para selar o hall de musas, a Carambreja foi feita efetivamente por mulheres. Quem assina a receita é a mestre-cervejeira Bianca Franzini, que também é gerente industrial da Colorado. E a cervejeira Fernanda Ueno cuida de todo o processo, da brassagem ao tanque.