24/01/14 | Eu Sommelier

É importante treinar sua equipe

Outro dia estava no Facebook quando li uma postagem de um colega blogueiro que, ao pedir uma Petroleum num bar do Rio de Janeiro, teve a notícia de que a cerveja estava em falta, mas poderia substitui-la por uma Hi5. Claro, afinal de contas cerveja escura é tudo igual! Só que não! Estamos falando de cervejas com a mesma cor, mas características totalmente diferentes.

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É clara a confusão que a equipe do bar fez na sugestão, afinal de contas, não teve o treinamento necessário para conhecer as cervejas que estavam sendo oferecidas aos clientes. Esse é um ponto central que os bares devem ter atenção e onde um sommelier de cervejas pode ajudar, consequentemente aumentando as vendas do local.

O simples ato de servir a cerveja no copo correto já é um diferencial no serviço que chama a atenção de muitos clientes. Já ouvi diversas histórias de pessoas que, ao ver o garçom servindo uma cerveja de trigo, registravam o momento em seus smartphones, pois nunca tiveram uma experiência similar. Explicar o motivo de tantos copos diferentes é outro chamariz.

Na qualidade do serviço temos a questão da substituição das cervejas, como na história que abre esse artigo. Só conhecendo os produtos, suas características e semelhanças, poderão ser oferecidas alternativas ao cliente na falta de um produto. Um cliente que pede uma cerveja doce e, em substituição, recebe uma cerveja extremamente amarga, pode gerar uma imagem ruim do estabelecimento.

Todos esses fatores vão melhorar a experiência do cliente em seu estabelecimento e aumentar o retorno do investimento. O treinamento pode ser realizado por um sommelier que atue em sua região ou pelo distribuidor de cerveja, quando o mesmo possuir tal serviço em seu portfólio.