10/01/14 | Eu Sommelier

Meu primeiro trabalho de sommelier

Já faz um tempo que aconteceu o Petrópolis Gourmet, mas como estava sem contar a aventuras do curso de sommelier, decidi compartilhar a experiência. O evento, com apoio do SENAC, aconteceu entre os dias 14 e 24 de novembro, no tradicional SESC Quitandinha, ponto turístico da cidade, com o tema Brasileiríssimo.

cerveja-para-ciclistas senac-sommelier-gastronomia

Participei no dia 23 de novembro, junto de mais dois colegas de turma, a convite do professor Gabriel Gomes. Nesse dia ocorreu a oficina Cerveja na Panela, onde foi preparada uma receita de lentinha na cerveja, servida em harmonização com duas cervejas dos estilos Weissbier e German Pilsner.

Enquanto Gabriel apresentada ao público a história da cerveja e a proposta de harmonização que estava sendo servida, nosso trabalho era mais no corpo a corpo com os presentes no evento. Enquanto passava com a bandeja, servindo os presentes, tirava dúvidas sobre as cervejas ali apresentadas e suas diferenças para o que as pessoas estão acostumadas.

Foi nesse momento que percebi o real trabalho do sommelier. Elaboração de cartas, preparação de jantares harmonizados são tarefas que vão aparecer no decorrer da carreira, mas o dia a dia de trabalho é esse corpo a corpo, evangelizando as pessoas para o mundo que se abre quando conhecemos produtos diferentes.

É uma tarefa gratificante, que pretendo realizar novamente em outras oportunidades! Que venham!


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 13/01
    09:38

    Nicholas,

    Muito interessante esta sua experiência. Estou muito interessa do em fazer o curso do SENAC de somellier. Valeu a pena? Você recomenda algum livro que te apoia durante esta sua nova jornada?

    Abraço e sucesso nessa nova jornada.

    Davi


  • O curso vale muito a pena! Ainda tenho 3 aulas até a formatura, mas já foi um aprendizado imenso nesses seis meses. Para leitura de apoio, recomendo o livro Tasting Beer, do Randy Mosher, ou o Mesa do Mestre Cervejeiro, do Garret Oliver. Os dois estão na nossa seção de livros.


  • 25/04
    15:52

    Boa tarde!
    Estou muito interessada no curso de Sommelier.
    Mais estou desempregada no momento, indica algum curso gratuito?
    Gostaria muito de seguir nessa profissão.
    Obrigada


Leave a comment