10/02/14 | Eu Sommelier

Proposta de carta de cervejas para o Outback Steakhouse

No último dia 18 de janeiro, apresentamos nosso trabalho de conclusão do curso de Técnico em Sommelier de Cervejas, na Unidade Petrópolis do SENAC. O tema do trabalho era elaborar uma carta de cervejas totalmente a seu critério. Aqui, apresento o trabalho realizado pelo grupo que participei.

sommelier-cervejas-carta-cervejas

A escolha do cliente

Tínhamos a liberdade de criar uma carta para qualquer cliente, existente ou não. Alguns grupos fizeram um exercício de criatividade e desenvolveram novos modelos de negócio, com suas cartas e propostas de harmonização. O grupo que trabalhei procurou algo mais realista, e desafiador, elaborando uma carta para o Outback Steakhouse, que dispensa apresentações.

Um desafio a parte foi obter informações sobre a casa, que por estratégia de mercado não compartilha alguns dados como ticket médio ou perfil do cliente.Além disso, algumas semanas antes da apresentação, o próprio Outback incluiu algumas cervejas especiais em seu menu.

As cervejas

A rede Outback é espalhada por todo o Brasil, mas decidimos focar o trabalho no Estado de São Paulo pela oferta de cervejarias que há por lá. Usando o conceito de Apóie o Produtor Local, selecionamos algumas cervejarias da região e distribuimos suas cervejas entre estilos e rótulos, criando uma variedade para o cliente.

Por não se tratar se um bar cervejeiro, que precisa ostentar 200 rótulos, limitamos nossa carta em 16 rótulos, seguindo a linha da carta de vinhos da casa, que trabalha com a mesma quantidade. Algumas vezes, menos é mais!

Harmonizações

O Outback possui diversos pratos míticos para propor uma harmonização, mas para não divagar muito na apresentação, a escolha de entrada, prato principal e sobremesa foi a mais certa. Ainda mais quando podemos escolher a Blooming Onion, Ribs on the Barbie e Chocolate Thunder from Down Under.

Todas as cervejas propostas, claro, estão na nossa sugestão de carta.

Apresentação do trabalho

Abaixo, coloco os slides da apresentação que fizemos para a turma. Todos com fome nesse ponto, foi uma tortura realizada com a turma, que não esperava a hora de terminar a aula para poder almoçar.