07/01/14 | Opinião

Precisamos de um Netflix para cervejas!

O mercado cinematográfico está passando por uma transformação graças ao serviço de streaming chamado Netflix. Acabando com a regra de que você precisa ter uma grade de programação e acompanhar séries em episódios semanais, o serviço desestabilizou a indústria ao oferecer uma gama de filmes e séries disponíveis quando o espectador quiser assistir.

O que considero um grande diferencial do Netflix, que pode e deve ser adotado pelas lojas de cerveja, são as propostas de produto para o consumidor. Depois de assistir alguns filmes, começam a surgir as propostas de coisas a ver, de acordo com características em comum com o que já foi consumido, permitindo que você descubra novos produtos.

netflix1

Nesse sentido, cervejas e filmes tem muito em comum! Ambos podem ser classificados em categorias (estilos) e subcategorias (características). Da mesma forma que o Netflix consegue perceber que você gosta de filmes de Ficção e Fantasia com Alienígenas, uma loja de cerveja poderia te oferecer uma cerveja IPA com notas cítricas.

A coisa pode ficar ainda melhor, se o consumidor conseguir definir o quanto é aventureiro na hora de escolher suas cervejas. Um consumidor mais tímido receberia sugestões de cerveja com base nos rótulos que compra frequentemente, enquanto uma proposta mais agressiva apresentaria cervejas recém lançadas no mercado ou ainda completamente diferentes do já consumido.

O aspecto final da personalização da loja seria uma integração com o Untappd. Sim! Vamos pensar no mundo todo e reconhecer que a pessoa não bebe apenas o que comprou na loja, mas também frequenta bares, restaurantes e casas de amigos. Que tal uma oferta de cervejas baseada no que a pessoa bebeu no último mês? Ou ainda nas cervejas que ela melhor avaliou no serviço durante determinado período?

A ideia foi lançada… Desenvolvedores, mão a obra!