30/07/15 | Dúvidas do Leitor

Dúvida do Leitor: Escalonamento de Receitas

Começamos aqui uma nova série com as dúvidas dos leitores. Se você também tem uma dúvida em relação a produção de cerveja, escreva para gente e teremos o maior prazer em responder!

O leitor Lucas Silva, tem o seguinte problema:

Olá Galera do Goronah tudo bem??

(…) Montei os baldes fermentadores e estou com todo o equipamento pronto pra começar e fazer minha primeira brassagem, só que estou esbarrando em um porém, quase não encontro receitas para 10 litros. Vejo inúmeras receitas para 20 litros, algumas para 5 litros, mas nenhuma para 10…

(…) basicamente fiz uma regra de três simples pra alterar os valores, no caso dividí ao meio os parametros usados pra uma brassagem de 20 litros. Minha dúvida é, isso é o correto , posso simplesmente rachar os parametros de um equipamento de 20 litros ao meio no beersmith e vai funcionar, ou então pegar uma receita pra 20 litros e dividir ao meio pra conseguir fazer uma de 10, ou eu tenho que ajustar alguma coisa ?

tamanho-caldeirao-cerveja

Em regra geral, dividir por 2 vai te dar um valor bem próximo ao que você precisa para chegar na receita de cerveja no volume desejado. No entanto, algumas fórmulas são um pouco mais complicadas e dependem de vários fatores que são sei o impacto.

Como você usa o Beersmith, o melhor a fazer e carregar uma receita de 20 litros, em um equipamento genérico, e então usar um recurso chamado escalonamento de receita. Assim, ele recalcula a receita toda para seu equipamento de 10 litros, fazendos todos os ajustes necessários em cor, densidade e amargor.