05/08/15 | Dúvidas do Leitor

Como a Eficiência afeta a Densidade da Cerveja?

O leitor Igor Muniz tem a seguinte dúvida:

Esse fds fiz uma Kolsch (receita de 10 litros) e durante a sacarificação (usei 7,5 litros) fiz a aferição da SG, que deu 1.087. Após a lavagem (usei 9 litros) dos grãos fiz uma nova aferição e estava em 1.066, bem acima dos 1.050 previsto pela receita. Minhas dúvidas são: 1) Esta SG alta pode ser resultado de uma boa moagem, rampas adequadas de temperatura e boa lavagem?; 2) Eu estimei minha eficiencia em 65% pelo fato de usar o grainbag,mas acho que essa SG me diz que a eficiência foi mais alta, certo? Neste caso, poderia ter usado menos grão, menos do 2,5 kg; 3) Por fim, se eu não corrigir esta SG vou ter uma cerveja, acredito eu mais encorpada, mais alcoolica e mais escura, certo? O que eu deveria ter feita para corrigir? Lavar o mosto com mais água?

brassagem-eficiencia

Uma OG mais alta indica que você teve uma eficiência maior que o esperado sim. Podem ser vários fatores, que vão desde a qualidade do ingrediente, até a moagem e controle de temperatura, como você lembrou. É importante anotar esses volumes porque sua próxima produção pode ser realizada com menos grãos, já que sua eficiência está acima de 65%.

Se você não corrigir essa OG, a sua cerveja pode ficar mais alcoólica, já que corpo e cor dependem de outros fatores da receita. O corpo vem da quantidade de açucares não fermentáveis, então se sua fermentação for ok, deve haver pouca alteração nesse fator. Já a cor se refere aos maltes que você colocou e também aos açúcares que forem caramelizados na fervura, também pouco relacionada a OG.

Para fazer essa correção, uma vez medida a densidade antes de fervura, você poderia adicionar água até atingir a SG esperado para o momento, obtendo mais cerveja ao final da fervura. Qualquer ajuste após a fervura e mesmo após a inoculação do fermento é um risco de contaminação.

Continuem enviando suas dúvidas para essa seção e ajudem a melhorar o conteúdo veiculado aqui no blog. Tem alguma sugestão de pauta? Envie pelo formulário de contato ou pelo email.