13/10/15 | Economia e Mercado

Ambev fecha o preço com a Miller ao mesmo tempo que sofre investigação nos EUA

A negociação entre as gigantes da cerveja AB Inbev e SAB Miller parece ter chegado a um fim nesta segunda feira. Com a oferta de R$250 por ação da concorrente, a AB Inbev está em vias de dominar mais de 30% do mercado de cerveja mundial, num valor de 275 bilhões de reais.

budweiser-miller

Caso o negócio não tivesse sido fechado, a Ambev teria de se afastar da aquisição por 6 meses, devido a leis de proteção a concorrência, o que daria a SAB Miller a oportunidade de se organizar e assim elevar seu valor de mercado antes da próxima abordagem.

Com o valor definido, as empresas tem até o dia 28 de outubro para definir os termos definitivos da aquisição para então formalizar o negócio. Pode haver interferência de órgãos de proteção ao mercado nesse negócio, como o CADE, exigindo condições de operação para as cervejarias em cada país, dos mais de 80 onde atuam.

EUA investiga AB Inbev por inibir Cerveja Artesanal

Enquanto centraliza mais ainda o mercado de cerveja internacional, a AB Imbev está na mira do Departamento de Justiça americano. A empresa, que adotou uma estratégia agressiva de aquisição de cervejarias artesanais, foi acusada de limitar a distribuição das craft beers através da aquisição de distribuidores do setor.

De forma a inibir a centralização do mercado, muitos estados americanos impedem que as cervejarias façam vendas diretas a bares ou consumidores, obrigando o uso de distribuidores. Com o controle dos distribuidores, a AB Inbev limita a distribuição nessas regiões a seus produtos, impedindo as vendas de outras cervejarias que atuem no local e usavam desses prestadores de serviço.

Fontes: BBC e Reuters