13/11/15 | Cervejas e Comidas

Bierland começa a produzir cerveja vencedora do 4º Concurso Cervejeiro Caseiro

Prosa, cerveja estilo American Barley Wine (BJCP 2008 19C), foi produzida por Vinícius Carpentieri, de Florianópolis, que vai acompanhar a brassagem na fábrica da Bierland.

Uma nova cerveja começará a ser produzida na fábrica da Bierland, cervejaria artesanal de Blumenau. Na próxima terça-feira (10), a equipe inicia a brassagem da cerveja estilo American Barley Wine (BJCP 2008 19C). A receita é de Vinicius Carpentieri, de Florianópolis, o vencedor da 4ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland, que estará na fábrica para acompanhar o processo. A expectativa é de que a American Barley Wine, intitulada Prosa, seja lançada durante o Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece em Blumenau em março de 2016.

bierland-prosa

O Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland acontece desde 2012 e tem o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, além de valorizar a produção artesanal e contribuir para o empreendedorismo cervejeiro.

Baltic Porter será o estilo da 5ª edição

Os cervejeiros caseiros que também querem ver sua cerveja sendo produzida em grande escala, devem ficar atentos. Para a 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro, que será realizado em 2016, o estilo de cerveja escolhido é o Baltic Porter. Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, esse estilo possui um rico aroma maltado, que remete a caramelo, toffee, nozes, chocolate, café e melado. Também apresenta notas frutadas que remetem à ameixa seca, uva passa, cereja e, ocasionalmente, vinho do porto. No sabor, ressalta-se o torrado macio, suportado pelo dulçor do malte e pelo perfil de frutas secas e escuras. Encorpada e macia, a Baltic Porter é marcada por várias camadas de sabor, o que a torna um estilo excepcionalmente complexo. “Tradicional nos países com costa no Mar Báltico, esta cerveja é derivada das Porters inglesas, mas conserva grande influência das Russian Imperial Stouts”, explica o sommelier.