17/12/15 | Cervejas e Comidas

Cervejas que aparentam ser espumante são opção nas festas para os cervejeiros

deus_cerveja4Tão tradicional quanto árvore no natal e fogos na virada do ano, é o brinde durante as celebrações desta época. Espumantes são habituais, mas quem não abre mão da cerveja durante as festas pode optar pelas bebidas fermentadas, mas que são produzidas no mesmo processo de alguns vinhos espumantes, o chamado método Champenoise. “Importadas ou nacionais é possível encontrar uma infinidade de marcas e estilos que buscam agradar todos os paladares cervejeiros”, conta Dulce Bachmann, Sommelière de Cervejas da Escola Superior de Cerveja e Malte.

As cervejas ganham a versão diferenciada durante o processo de fabricação. Após fermentar e maturar, a bebida passa por uma segunda fermentação na garrafa, onde é adicionado açúcar e o resultado é um aroma refinado.

Estas cervejas que passam pelo método Champenoise são envasadas em garrafas do mesmo formato das de champanhe e com rolhas idênticas para garantir a conservação de todo aroma e sabor das notas destacadas no processo.

Cerveja de Natal

Esta época do ano também ganha uma cerveja especial de Natal, a Weihnachtsbiers. Com origem na Baviera, é produzida no final de novembro, nos típicos dias gelados da Alemanha. Larger clara, é fabricada com o primeiro malte e lúpulo frescos da colheita de Outono. Possui de 6% a 8% de teor alcoólico e tem rápida fermentação, o que permite que seja consumida durante a troca de presentes com a família.

Embora seja típica das regiões mais geladas do mundo, a Weihnachtsbiers é fabricada no Brasil. Segundo a professora, como nesta época as temperaturas estão mais altas por aqui, ela recebe características diferenciadas. “O processo é o mesmo, mas a proximidade do Verão faz com que o resultado leve e refrescante da cerveja se adapte ao Natal brasileiro”, acrescenta.