24/02/15 | Cervejas e Comidas

Colorado lança cerveja com toque norueguês

Chega ao mercado nova colaborativa da cervejaria de Ribeirão Preto com a norueguesa Nogne Ø e a gaúcha Tupiniquim

A Colorado, pioneira na valorização de ingredientes brasileiros na elaboração de cervejas artesanais, lança um rótulo criado em colaboração com o premiado norueguês Kjetil Jikiun, da Nogne Ø, e a Tupiniquim, de Porto Alegre (RS 25 a 30). A Ybá-ia, que significa fruta ácida em tupi, é uma saison com uvaia. Estilo belga refrescante e levemente ácido, a saison recebeu um toque cítrico de uvaia, que é uma fruta nativa da Mata Atlântica.

image003 (1)

O projeto da cerveja colaborativa nasceu de uma viagem do fundador da Colorado, Marcelo Carneiro, à Escandinávia, onde conheceu Kjetil Jikiun e lançou o desafio dele se render aos ingredientes tropicais. O norueguês aceitou e propôs que o estilo fosse Saison. Marcelo, por sua vez, escolheu a uvaia. “O Kjetil é um cervejeiro muito inventivo, premiado e a cerveja dele já é vendida aqui no Brasil. Ele faz mais de 20 tipos de cerveja na Noruega e veio ao Brasil disposto a experimentar novos ingredientes”, conta Carneiro.

A Ybá-ia é uma saison bastante aromática, com notas frutadas cítricas (pela adição de uvaia), mas também um toque de trigo e aveia. Passou por dry-hopping com o lúpulo Lemondrop, um lançamento no mercado brasileiro, que reforça a vocação cítrica. Com teor alcoólico de 6%, terá edição limitada e distribuição focada no estado de São Paulo, com alguns pontos de venda na capital e Ribeirão Preto, incluindo a loja da fábrica da Colorado e Bar Cervejarium.

Fase belga

Outro rótulo colaborativo com inspiração em uma das escolas cervejeiras mais importantes do mundo está na fila de produção da Colorado. De uma brassagem com o cervejeiro da centenária Brasserie St. Feullien, está para ser lançada a Marguerite – uma saison com nome de mulher, em homenagem à contribuição feminina para a história da cerveja na Bélgica. De coloração escura e teor alcoólico de 6,5%, possui rapadura na receita e passou por refermentação na garrafa (a primeira cerveja da Colorado a passar por este processo). A previsão de lançamento é para março.

Texto de responsabilidade da assessoria de imprensa