05/05/15 | Lugares

Escola Superior de Cerveja e Malte conta com PUB como laboratório para os alunos

O pub é um estabelecimento popular na Europa, geralmente fechado, onde tradicionalmente são comercializadas bebidas. O conceito de um local específico para se reunir e beber teve origem nas tavernas construídas durante a invasão Romana e com o fim da guerra esses espaços se tornaram um ponto de encontro da comunidade local, associados principalmente aos produtores de cerveja. Imagine um ambiente similar dentro do campus de uma instituição de ensino e reformulado para a educação. A Escola Superior de Cerveja e Malte transformou o laboratório de degustação em um ambiente temático para os alunos. A equipe buscou inspiração nos tradicionais pubs ingleses e irlandeses para desenvolver o espaço destinado às aulas práticas de harmonização e análise sensorial. “É um projeto inédito no Brasil. É a primeira instituição de ensino que conta com um laboratório de degustação neste formato”, afirma o diretor da escola, o professor doutor Carlo Enrico Bressiani.

Foto_001-2015 (Escola Superior de Cerveja_Pub_menor)

O Brew Pub é uma das principais áreas da Escola. Depois de passar pela sala de aula, pela biblioteca, o laboratório de produção de cerveja, de informática, de química e de microbiologia, os estudantes são convidados a visitar o local para realizar mais uma aula prática. Além disso, o ambiente é utilizado para a realização de workshops de produção cervejeira, cursos que abrangem os estudantes que estão iniciando no processo de fabricação da bebida. “Tive o prazer de ter aula lá. É a melhor forma de aprender sobre cerveja. Toda a estrutura, a iluminação e os móveis dão o clima perfeito para entender ainda mais sobre a arte de produzir esta bebida”, afirma a publicitária Marta Rocha.

Design diferenciado

O Brew Pub foi desenvolvido com um design inovador. O projeto foi assinado pela parceria entre o próprio diretor da escola e a arquiteta, urbanista e cenógrafa Fernanda Bressiani. O local conta com mesas de reaproveitamento de um antigo restaurante da região e prateleiras com madeiras especiais para depósito de copos e garrafas. A direção da Escola fez questão de colocar a mão na massa e assumiu a marcenaria do ambiente.

Para ampliar ainda mais o clima de pub, é decorado com coleções de copos e garrafas históricos, que foram doados por alunos e professores. Nas paredes, quadros temáticos ilustram a arte de produzir a bebida. Com uma iluminação temática, o Brew Pub faz com que os estudantes embarquem em uma viagem até um tradicional pub europeu. Os lustres são longos e ficam a cerca de meio metro de distância da mesa. A intenção é tornar o ambiente mais reservado, com iluminação direta apenas para determinados espaços. Além de luminárias decorativas em forma de lúpulo, flor utilizada na produção de cerveja.