12/08/15 | Opinião

Vale a pena beber cerveja ruim?

Nessa vida de escrever sobre cervejas, é inevitável que uma ou outra cervejaria envie uma cerveja para que eu experimente. Isso acontece na esperança de que, gostando da cerveja, eu acabe publicando um review positivo da bebida e ajude a alavancar as vendas.

Bad Beer Kills Good Parties

Infelizmente, nem todas as cervejas recebidas são consideradas um exemplo do estilo e por isso acabo bebendo algumas boas porcarias. Não dou holofote para essas cervejas, mas, ainda assim, a experiência de beber cerveja ruim tem seu lado positivo.

Para começar, vale o aprendizado em definir, ao menos pra mim, o que é uma cerveja que não me agrada. Seja a partir da análise dos defeitos da cerveja ou, na ausência desses, de quais características da cerveja estão atrapalhando a minha experiência.

Como cervejeiro caseiro, o aprendizado vale ao tentar entender como foi feita aquela cerveja e o que levou o resultado final a ser algo abaixo do esperado. Será que a escolha dos ingredientes foi ruim? Algum problema no processo? Mesmo dependendo muito da transparência das cervejarias, uma consulta a literatura existe pode ajudar a melhorar seu processo caseiro.

Claro que você não precisa ser um masoquista e entrar em uma jornada pessoal atrás das piores cerveja do mundo. Basta ficar atento às oportunidades e aproveitá-las, principalmente para evitar a necessidade de repetir a experiência.

Após encontrar o que não gostou na cerveja e formar sua opinião, um feedback pode ser bem aproveitado pelas cervejarias. Claro que o ego de cervejeiro é algo muito frágil e por isso você deve escolher muito bem a forma como apresenta sua opinião. O mais indicado é usar os formulários de contato ou o email da cervejaria, para que sua opinião não afete outros consumidores que ainda não tiveram acesso àquela cerveja.

É muito importante ressaltar que a definição de cerveja ruim é uma coisa subjetiva, então uma cerveja que você não goste pode ser a preferida do seu melhor amigo, ou vice versa. Então, mesmo que você odeie aquela cerveja que acabou de beber, respeite a opinião alheia e entenda que alguém pode gostar daquele produto.