23/06/16 | Dúvidas do Leitor

Como escolher a bomba para recirculação do mosto

Bomba Chugger em Aço Inox

Bomba Chugger em Aço Inox

O leitor Reciero Faria enviou a seguinte dúvida, em relação ao uso de bombas para realizar a recirculação do mosto ao fim da brassagem.

Após o Mash Out de 5 ou 10 minutos, devo desligar o fogo por 10 minutos para os bagaços se assentarem? Devo fazer a recirculação em qual temperatura? Fogo ligado ou desligado?

Pergunto isso, pois se tiver que ser com a mesma temperatura do Mash Out (76°C, por exemplo) a bomba de recirculação pode não suportar, pois essas que utilizamos, geralmente, trabalham até 60 ou 70 graus.

O que acha?

A recomendação é sempre usar bombas que tenham grau alimentício, ou seja, suportem temperaturas até 150 graus sem liberar substâncias indesejadas na cerveja. Existem diversas bombas dessas vendidas em lojas de material ou mesmo no AliExpress, onde comprei a minha. Se sua bomba não suporta temperatura alta, minha primeira recomendação é trocá-la.

Sobre a circulação após o Mash Out, o próprio movimento da recirculação vai fazer o bagaço assentar. Como você cria uma sucção ao retirar o mosto pelo registro da panela, e devolve com calma usando uma escumadeira, esse movimento ajuda a condensar a cama de malte e formar uma filtro com as cascas para clarificar o mosto antes da fervura.

A temperatura ideal para essa circulação é de 75 a 80 graus, pois torna o mosto mais fluido e ajuda a lavar os grãos, liberando o açúcar ainda não diluído. Se você trabalha com fundo falso, pode fazer com o fogo ligado, mas com a bazooka é essencial que o fogo esteja apagado, pois pode queimar o malte em contato com o fundo da panela.

Você pode enviar sua dúvida através do formulário de contato.


Nicholas Bittencourt. Analista de sistemas, nobre bacharel em Direito, fotógrafo, cervejeiro e blogueiro. Quando sobra tempo, também faço pipoca.

Comentários

  • 23/06
    10:52

    Olá.

    Estou querendo trocar a utilização de bazooka por fundo falso. Na minha última brassagem tive que fazer rampas de temperaturas por conta de um descanso proteico, e acabei queimando um pouco de mosto no fundo da panela. A verdade é que é muito chato ficar mexendo o mosto o tempo todo enquanto o fogo está ligado para sair dos 50ºC até os 68ºC da sacarificação.

    Li em alguns lugares que é possível, com o uso de fundo falso e de uma bomba de recirculação, fazer rampas de temperaturas com o fogo ligado sem nem precisar mexer.

    O que acha? Será que teria alguma desvantagem?

    Obrigado!!


Leave a comment