31/10/16 | Homebrewing

Leveduras cervejeiras propagadas no Brasil começam a ser vendidas no Lamas Brew Shop BH

Insumo será comercializado em sua forma líquida e pode ser adicionado diretamente no mosto cervejeiro.

levteck1Até bem pouco tempo atrás, ingrediente para fazer cerveja era coisa rara de se encontrar no Brasil e acessível apenas às grandes indústrias. Com exceção da água, todos os outros insumos básicos (malte, lúpulo e levedura) eram importados. De alguns anos para cá, esse cenário vem mudando e abrindo novas possibilidades de negócios.

Uma das novidades nessa área é a propagação de leveduras de cerveja em território nacional. Usados na etapa de fermentação da bebida para transformar açúcar em álcool, esses microrganismos agora podem ser encontrados em lojas de insumos para cervejeiros caseiros, como é o caso do Lamas Brew Shop, em Belo Horizonte.

A partir deste mês, o Lamas BH terá em sua carteira oito tipos de leveduras líquidas Teckbrew, produzidas pelo laboratório catarinense LevTeck Tecnologia Viva, de Florianópolis. “Além da alta qualidade do produto, uma das vantagens das leveduras Teckbrew é que elas podem ser adicionadas diretamente ao mosto cervejeiro, sem necessidade de starter, propagação ou hidratação”, ressalta o sócio do Lamas BH, José Bento Valias Vargas.

O Lamas é uma das maiores lojas de insumos e equipamentos do Brasil, com vendas on-line e lojas físicas em Campinas, São Paulo e Belo Horizonte. A unidade de Minas Gerais foi inaugurada em julho de 2014, no bairro Cidade Jardim – região Centro Sul da capital – e possui um mix com mais de 800 produtos para o cervejeiro caseiro.

De acordo com Bento, cada estilo de cerveja é produzido com determinadas estirpes de leveduras, que vão conferir sabores e aromas próprios para cada tipo de cerveja. “A Levteck tem um cuidado muito especial com a propagação dessas leveduras, o que impacta diretamente na qualidade da cerveja produzida”, destaca o empresário.