18/11/16 | Eventos

Cursos de Férias da Escola Superior de Cerveja e Malte estão com inscrições abertas

Produtores interessados em conhecer mais sobre o tema poderão participar do Curso Concentrado de Controle de Qualidade que será oferecido em janeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte

escola-superior-cerveja-malte-producao-cervejeiraPara se fazer uma boa cerveja o segredo não está apenas em seguir uma receita e aguardar o tempo previsto. Especialistas garantem que a bebida demanda técnica e, acima de tudo, exige que o produtor esteja atento à segurança alimentar, qualidade do produto, gerenciamento dos processos e siga as exigências legais para oferecer uma cerveja dentro do padrão esperado. “Esta é uma rotina que precisa estar inserida no cotidiano. O profissional deve implantar um sistema de controle de qualidade interno para realizar a entrega de uma bebida de excelência. Caso contrário, será impossível manter o padrão e cada entrega será diferente”, afirma o Professor Carlo Enrico Bressiani, Diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Para os interessados no ramo que objetivam ampliar o conhecimento na área, em janeiro será oferecido o inédito curso de Controle de Qualidade para as Microcervejarias.

As aulas terão foco na implementação de métodos e investimentos mais acessíveis e efetivos para as pequenas e microcervejarias. “São informações essenciais, de estratégias que possuem baixo custo, mas melhoraram a qualidade e a rentabilidade dos produtos”, acrescenta Bressiani. O curso será voltado ainda aos alunos que objetivam construir um laboratório de controle de qualidade ou querem terceirizar parte das análises microbiológicas, físicas, químicas e sensoriais dos insumos, produto em processo e produto acabado, assuntos que fazem parte do conteúdo programático, que abordará também o programa de controle da qualidade ciclo PDCA, ferramenta de análise do processo de fabricação, e a interpretação dos resultados finais. As aulas serão concentradas e realizadas entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2017.

Além do Curso Concentrado de Controle de Qualidade, outros oito nesta modalidade de curta duração serão oferecidos no mês de janeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). As aulas são oferecidas no período em que muitas pessoas estão de férias para atender a demanda de moradores de outros estados do Brasil e até da América Latina, que não podem participar no ano letivo tradicional. “Os chamados cursos concentrados já chegaram a 5ª edição e todas as vezes superam as expectativas. A última edição, em junho, teve um aumento de cerca de 25%”, acrescenta Bressiani.