21/11/16 | Eventos

Lund lança concurso exclusivo para cervejeiros caseiros de Brasília

As inscrições para o concurso, que premiará a melhor receita de Russian Imperial Stout com a produção de 1.000 litros de cerveja na fábrica de Ribeirão Preto, vão até o próximo dia 30/11. Ainda dá tempo!

A Cervejaria Lund, de Ribeirão Preto, está lançando um concurso inédito voltado exclusivamente aos cervejeiros caseiros – também conhecidos por homebrewers ou paneleiros – de Brasília. Com nome de “Desafio da Panela”, o concurso irá eleger a melhor cerveja do estilo Russian Imperial Stout participante premiando o vencedor com uma produção limitada da receita.

concurso-desafio-da-panela-bsb

As inscrições poderão ser feitas até dia 30/11/16 pelo site da cervejaria. O envio das amostras – obrigatório para 2 garrafas – deverá chegar à cervejaria no período de 10 a 28/02/2017, obedecendo impreterivelmente às especificações técnicas do estilo, com IBU: 50-90, SRM: 30-40 e ABV: 8-12%.

Diz a cultura cervejeira que o estilo Russian Imperial Stout é originário da Inglaterra. Foi durante uma viagem da Corte a uma ilha britânica que os nobres russos se apaixonaram pelo estilo Stout, e decidiram importar a iguaria para consumo doméstico.

Durante o percurso da primeira produção Stout britânica a Rússia, a cerveja não resistiu às intempéries e acabou estragando no caminho, obrigando o fornecedor londrino a aumentar a carga de lupulagem da produção subsequente. A transformação resultou numa cerveja mais encorpada, amarga e alcoólica, a que hoje chamamos de Russian Imperial Stout, um estilo muito popular atualmente entre os cervejeiros caseiros americanos.

Segundo Carlos Henrique Ferreira, Gerente de Marketing da Cervejaria Lund, o estilo Russian Imperial Stout foi escolhido para estrear esse desafio cervejeiro por ser inédito no portfolio da cervejaria, e Brasília eleita a primeira cidade do Brasil a sediar o concurso por apresentar uma cultura cervejeira admirável, que vem crescendo a cada ano com maior número de apreciadores.

A divulgação do resultado acontece dia 27/03/17 e será comunicado nas redes sociais e site da cervejaria. A brassagem será realizada na fábrica de Ribeirão Preto com produção limitada de 1.000 litros e supervisão do brewmaster Evandro Zanini, responsável por todos os rótulos produzidos pela Lund, desce a fundação da cervejaria.

A receita vencedora ganhará nome exclusivo, escolhido em comum acordo entre a cervejaria e o cervejeiro, e terá venda exclusiva no Bar e pontos de vendas selecionados que trabalham com a marca Lund em Ribeirão Preto e Brasília.