19/04/16 | Cervejas e Comidas

Bierland comemora os 500 anos da Lei da Pureza Alemã com nova cerveja

Cervejaria artesanal vai lançar a Bierland 1516 no dia 23 de abril, data em que a lei completa 500 anos.

unnamed(2)No ano de 1516, na Alemanha, o Duque Guilherme IV da Baviera deu um importante passo na história cervejeira: promulgou a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot). O fato ocorreu no dia 23 de abril daquele ano e a partir da lei a composição da bebida passou a ser mais segura e todas as cervejas produzidas em território alemão começaram a ser compostas apenas por água pura, malte de cevada e lúpulo.

Neste ano, a lei completa 500 anos e continua sendo muito importante para as cervejarias. Uma delas é Bierland, uma das cervejarias artesanais mais premiadas do Brasil, que possui algumas cervejas inspiradas na escola alemã e, nesta semana, irá lançar outro rótulo com essas características em comemoração à data, a Bierland 1516. De estilo Rauchbier (defumada), a cerveja de edição especial foi produzida com a colaboração da cervejaria Doppio Malto, da Itália. “Há 500 anos, todas as cervejas tinham um toque defumado, já que o processo de secagem do malte era feito com lenha. Por isso, nada melhor que comemorar esta data com uma cerveja alemã pura que possui características tão marcantes e alusivas à data”, ressalta o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger.

O nome da cerveja, Bierland 1516, é uma homenagem ao ano em que a Lei da Pureza Alemã foi promulgada. “Na Bierland, temos algumas receitas inspiradas nessa escola, como a Bierland Pilsen, Weizen, Viena e, agora a Bierland 1516”, ressalta o sommelier de cervejas, Yuri Holbrich.