07/01/16 | Lugares

Penz Bier é a nova opção de gastronomia e cerveja em Porto Alegre

Atualização 08/01/2016 – A data de abertura em soft-opening será dia 15 de janeiro de 2016.

FACHADAComer e beber bem, em um espaço comunitário que reúne qualidade de vida, cultura cervejeira e, é claro, muita alegria. Essa é a premissa da Penz Bier – Das Haus, que irá abrir suas portas em Porto Alegre no início de janeiro. O empreendimento é um sonho dos irmãos Rosária Penz Pacheco e Ruiz Penz Pacheco, oriundos de uma família onde o amor é regado por boas cervejas e deliciosa gastronomia.

Apesar do pouco tempo atuando no meio cervejeiro, Rosária conta com uma trajetória vitoriosa. Aos 40 anos, ela abandonou a carreira no setor financeiro para se dedicar à cerveja. Formada em Economia pela UFRGS, com MBA em Gestão de Sustentabilidade pela FGV de São Paulo, Rosária é sommelière de cervejas formada pelo SENAC/Doemens de São Paulo e Instituto da Cerveja em Porto Alegre. Seu grande destaque na carreira de sommelière foi 5o lugar no 1o Campeonato de Sommeliers de Cerveja do Brasil, sendo a única mulher na final.

Também é cervejeira caseira, associada à AcervA Gaúcha e juíza de cervejas certificada pelo BJCP (Beer Judge Certification Program). Ruiz é chef formado pela EGAS – Escola de Gastronomia Aires Scavone e tem no currículo trabalhos em lugares como Café de La Musique, Faro, La Piedra, Lagom, além de diversos eventos. Na Penz Bier, Ruiz vai poder se dedicar ainda mais à sua grande paixão gastronômica de infância, os burgers, paixão essa que lhe rendeu os títulos de 3o lugar e 1o lugar nas edições de 2014 e 2015 do POA Burger Fest, respectivamente.

Ao lado dos irmãos Penz Pacheco no empreendimento está Marcos Cardozo, chef conhecido pelo seu trabalho no primeiro antirrestaurante de Porto Alegre, a Casa Cardozo, onde promove jantares “secretos” para convidados.

HAMBURGER

O carro-chefe da Penz Bier será, obviamente, a cerveja. A casa contará com 10 torneiras, sendo que três delas serão dedicadas às cervejas exclusivas da casa:

  • Porter Alegre: Uma porter que nasceu do amor da família Penz Pacheco pela cerveja e pela gastronomia. Brincando com o nome da cidade, essa cerveja colaborativa com o cervejeiro Cristiano Winck, da Maniba, leva pimenta, cravo, canela e noz moscada. A versão teste feita na panela foi premiada com a medalha de Prata na categoria Spice, Herb or Vegetable Beer do X Concurso Nacional da AcervAs.
  • Nego Véio: Saison feita colaborativamente com o cervejeiro Rodrigo Ferraro, da Irmãos Ferraro, e que leva elementos regionais como o butiá e a aroeira. O conceito da cerveja busca unir as culturas belgas e gaúchas numa bebida leve e rústica, como são as cervejas desse estilo.
  • Chimia de Pérola: O nome já declara quem é o homenageado dessa cerveja. Feita com a ajuda do cervejeiro Leonardo Paredes, da Cervejaria Continente, essa amber lager refrescante e que leva os lúpulos Perle e Mandarina na receita, foi inspirada pela paixão da Rosária pela banda Pearl Jam.

Rosária conta um pouco como é ver esse sonho realizado: “Sempre gostei de receber pessoas em casa e quando decidi abrir o negócio gostaria que fosse a sua extensão, por isso o ‘Das Haus’, onde brincamos com a origem alemã do nosso sobrenome familiar e também nos referimos a uma importante escola cervejeira”.

Localizada em um ponto tradicionalmente cervejeiro da cidade, a Penz Bier abrirá suas portas no dia 14 de janeiro, em sistema de soft-opening. Maiores informações no site (http://www.penzbier.com.br) e no Facebook (https://www.facebook.com/PenzBier/).

Penz Bier – Das Haus

Endereço: José do Patrocínio, 366 – Cidade Baixa – Porto Alegre/RS
Horário de funcionamento: terça à sábado, do meio-dia às 23 horas
Telefone: (51) 8141.9451
Site: http://www.penzbier.com.br