30/05/17 | Homebrewing

Bride Ale – Receita de Cerveja Brown Ale com Cardamomo

Em fevereiro de 2004, um menino e uma menina se conheceram no carnaval em Minas Gerais. Os anos se passaram e, chegado setembro de 2016, foi realizado o casamento deste casal. Como o noivo, também conhecido por Nicholas, é cervejeiro caseiro e editor deste blog, não poderia faltar uma cerveja produzida especialmente para o evento.

Depois de algumas negociações entre o casal, decidimos que a cerveja seria no estilo Brown Ale, com adição de cardamomo. A ideia foi inspirada pela comida, já que após experimentar um chocolate com adição de cardamomo, fiquei imaginando em como transformar isso em cerveja. A primeira ideia foi fazer uma Stout, mas queria fugir do lugar comum e pensei em um estilo base um pouco mais leve e com menos sabor torrado.

O nome, Bride Ale, além de representar o evento em si, tem sua origem histórica. O termo bridal, que se traduz do inglês como “nupcial”, vem de uma corruptela de “Bride Ale“. Neste caso, o Ale não se refere a cerveja em si, mas a toda a festa em que o objetivo é beber muita cerveja. Só no século XIV foi que o termo bridal foi associado a casamentos. Toda a relação entre cerveja e casamento pode ser encontrada no excelente Zythophile (em inglês).

Ontem foi um dia especial, de celebrar meu casamento com a @talita_machado. A data fica melhor ainda quando uma cerveja feita por mim é dada como lembrança aos convidados da festa. #homebrewing #homebrew #acerva #cervejacaseira #craftbeer #cervejaartesanal #beerporn #instacerveja #instabeer #cerveja #beer #birra #cerveza

A post shared by Goronah (@goronah) on

British Brown Ale – o estilo base

O guia de estilos BJCP 2015 define a British Brown Ale como uma cerveja maltada, marrom, focada no caramelo, sem os aromas torrados da Porter. Na primeira receita que produzi, consegui encaixar o estilo base nessas características, mas o cardamomo ficou em destaque excessivo. Foi então que optei por aumentar a quantidade de maltes especiais, fugindo levemente da Brown Ale, mas sem chegar a uma Stout. Dessa forma, consegui um melhor equilíbrio entre os aromas de malte e caramelo, e o cardamomo.

Usando cardamomo na cerveja

O cardamomo é uma espécie de vagem que, uma vez aberta, possui as sementes que serão utilizadas no processo de produção de cerveja. A casca pode ser descartada e as sementes então amassadas em um pilão antes do uso. Como toda especiaria, o cardamomo precisa ser estudado pelo cervejeiro antes do uso pra valer do ingrediente.

A primeira receita produzida considerava 4 colheres de chá para 15 litros de cerveja, o que se demonstrou excessivo no paladar, principalmente pelo estilo base ser pouco presente na composição com a especiaria. Na receita final, essa quantidade foi reduzida a metade. Junto com o aumento de maltes especiais, a cerveja chegou no equilíbrio desejado.

Uma primeira avaliação

Foram produzidas duas receitas distintas da cerveja e aqui no site estou publicando a segunda versão, que foi distribuída para os convidados da festa de casamento. A primeira versão, produzida no início de 2016, foi enviada para o Concurso Nacional das Acervas e, graças do feedback dos avaliadores, pude fazer os ajustes necessários. A segunda versão foi pensada nos pontos de melhoria apontados e foi produzida em tempo recorde para a festa, com 5 levas de 15 litros de cerveja produzidos e envasados em apenas um mês, num total de 75 litros.

Bride Ale – Receita

Esta receita é voltada para a produção de 15 litros de cerveja no estilo British Brown Ale, com adição de Cardamomo. Antes de produzir, verifique as configurações do seu equipamento em termos de eficiência de produção e volumes de água. O resultado pode variar de acordo com o equipamento onde a cerveja é produzida.

Ingredientes

  • 1,700 kg CHÂTEAU PALE ALE (8,5 EBC) – 45,9 %
  • 1,700 kg CHÂTEAU PILSEN 2RS (3,0 EBC) – 45,9 %
  • 0,150 kg CHÂTEAU SPECIAL B® (300,2 EBC) – 4,1 %
  • 0,075 kg CHÂTEAU CAFÉ (500,4 EBC) – 2,0 %
  • 0,075 kg CHÂTEAU CHOCOLAT (900,7 EBC) – 2,0 %
  • 20,00 g Tradition [6,00 %] – Fervura 60,0 min – 21,0 IBUs
  • 15,00 g Tradition [6,00 %] – Whirlpool 10,0 min – 2,9 IBUs
  • 2,00 tsp Cardamomo (Fervura 5,0 mins)
  • 1,0 pct SafAle English Ale (DCL/Fermentis #S-04)

Passo a Passo

  1. Em um caldeirão, aqueça 21 litros de água a 75°C
  2. Moa todo o malte da receita e adicione na água aquecida
  3. Mantenha a mistura a 66°C por 60 minutos
  4. Faça a recirculação do líquido até que ele esteja sem partículas em suspensão
  5. Transfira apenas o líquido para a panela onde será realizada a fervura (Densidade esperada: 10,5°P ou 1.042)
  6. Ferva o mosto por uma hora
  7. Quando o líquido levantar fervura, adicione 20 gramas de lúpulo
  8. Faltando 5 minutos para o término da fervura, adicione o cardamomo
  9. Concluída a fervura, apague o fogo e faça o Whirlpool (OG esperada: 12,2°P ou 1.049)
  10. Adicione o restante do lúpulo e mantenha por 10 minutos
  11. Resfrie o mosto a 16°C e adicione o fermento
  12. Mantenha a temperatura de 18°C por 10 dias (FG esperada: 3,7°P ou 1.012)
  13. Diminua a temperatura para 10°C e mantenha por 15 dias
  14. Engarrafe com primming, na proporção de 5 gramas de açúcar por litros de cerveja
  15. Após duas semanas do envase, pode gelar e beber!