26/06/17 | Economia e Mercado

5 dicas para comprar cerveja online

As lojas especializadas em cervejas especiais são cada vez mais comuns. Ainda assim, por praticidade ou na busca por uma cerveja específica, preferimos comprar cerveja em lojas virtuais. Para ajudar na sua compra, vamos dar cinco dicas para escolher os melhores lugares para comprar sua cerveja, pagando menos e recebendo o produto da melhor forma.

Comprar cerveja online

1 – Faça sua pesquisa preços

Grandes lojistas têm um poder de negociação muito maior frente as cervejarias, fazendo com que consigam um preço muitas vezes menor que as pequenas lojas especializadas. Ao mesmo tempo, essas lojas dão preferência por produtos com mais saída, deixando algumas cervejarias pequenas, mas amadas, de fora dessas negociações.

Para facilitar essa pesquisa de preços, sites como o Buscapé poder ser usados para listar os preços de grandes lojas. Para as lojas pequenas, ou produtos muito específicos, uma dica é usar o Price Beer, uma ferramenta especializada em localizar ofertas de cervejas.

2 – Frete mais rápido

Não tenho conhecimento de nenhuma loja de cervejas que trabalhe com entrega utilizando cadeia a frio. Assim, enquanto a cerveja estiver com a transportadora, ela vai estar exporta a variações de temperatura, choques e outros fatores que podem afetar a qualidade do produto.

Muitas lojas oferecem diferentes formas de entrega, que variam do PAC, realizado pelos Correios com maior duração, a entrega por transportadora, que vai variar de acordo com a oferta. Quando possível, e preço compensar, escolha o frete com o menor tempo de entrega. Assim você protege sua cerveja de passar algumas noites em um galpão a amigáveis 45°C.

3 – Compre de cervejarias locais

Poucas cervejarias trabalham com cadeia a frio, por isso o transporte da cervejaria até o depósito da loja virtual pode ser tão estressante quando para a sua casa. Quando a cervejaria é mais próxima da loja, esse percurso é reduzido e assim o produto chega em melhores condições de ser estocado corretamente (assim esperamos).

Quando entrar em uma loja virtual, procure as informações sobre o local da loja, pois geralmente é o local onde suas cervejas são armazenadas, e escolha as cervejarias daquela região geográfica. Para São Paulo temos a Clubeer, a Cerveja Store e a The Beer Planet; no Espírito Santo, a WBeer; no Paraná, o Clube do Malte; Mamãe Bebidas em Minas Gerais; e assim vai…

4 – Preferência a cervejas difíceis de encontrar

Como muitas das principais cervejarias brasileiras não têm volume de produção para atender todo mundo, acabam selecionado apenas algumas lojas para negociar seus produtos. Quando divulgam o lançamento de algum produto especial, as próprias cervejarias já anunciam onde ele pode ser encontrado, tornando nosso trabalho muito mais fácil.

Outra alternativa é, uma vez na loja, ordenar os produtos por data de lançamento e assim escolher as principais novidades que ainda estiverem em estoque. A sua loja preferida não deixa ordenar os lançamentos por data? Dê um esporro neles!

5 – Veja lojas de confiança

Depois de muita pesquisa, você pode chegar em uma loja um tanto quanto suspeita, ou que o histórico de vendas não seja tão bom assim. Não basta entregar o produto no melhor preço! Se a loja não está preparada para atender o consumidor no pós venda, quando as cervejas podem ser extraviadas ou mesmo danificadas no trajeto.

Para conhecer as referências das lojas, um primeiro passo é perguntar por ela no seu grupo favorito do Facebook. Existem milhares de cervejeiros nesses grupos para responder essas dúvidas. Eles também vão chorar as mágoas de quando foram deixados na mão por lojas picaretas.

Outra alternativa, essa para as lojas mais conhecidas, é o ranking do Reclame Aqui. Usando critérios como a satisfação dos clientes e a quantidade de reclamações recebidas, o site destaca as melhores lojas para se comprar cerveja pela Internet. Claro que lojas pouco conhecidas, ou que vendam pouco, dificilmente vão aparecer na listagem de resultados.