18/04/17 | Economia e Mercado

Economize na cerveja com as compras coletivas

A primeira associação de cervejeiros caseiros do Brasil, a Acerva Carioca, surgiu da necessidade de seus associados comprarem insumos para suas produções de cerveja. Como em 2006 existiam pouquíssimas lojas voltadas a cervejeiros caseiros, essa união permitia adquirir produtos das maltarias e importadoras, garantindo assim um menor custo.

O que é

As compras coletivas ganharam um bom destaque na economia brasileira, se tornando quase insuportáveis de tantos sites que bombardeavam nossas caixas de email com propagandas, mas ainda assim não havia algo destinado aos cervejeiros caseiros.

Dessa forma, cervejeiros se organizam em fóruns e listas de discussões para realizar uma compra grande o suficiente. Assim conseguem poder de negociação junto aos fornecedores para diminuie o preço, comparado a uma compra individual.

Se você quer organizar

O principal é ter em mente o que se deseja comprar antes de começar a organizar a compra. Escolha um fornecedor em especial ou um produto. Se seu objetivo for um fornecedor, você pode negociar o frete ou um desconto. Se for um produto, você pode buscar em diferentes locais e assim aproveitar a concorrência para conseguir um preço em conta.

Definido o objetivo, o próximo passo é conseguir os interessados em participar da compra. Determine as regras da compra e só então faça a divulgação. Estabeleça um calendário, o que pode ser pedido e qual o prazo para pagamento pelo que os interessados pedirem. Importante também destacar onde a compra será entregue e como será feita a entrega aos compradores.

Com os participantes inscritos, basta fazer o pedido e seguir com o combinado.

Se você quer participar

Para quem quer participar da compra, tenha em mente que você está fazendo uma compra com outras pessoas que dependem da sua participação para isso. Se você desistir da compra no meio, pode estragar o pedido de todo mundo.

Leia com atenção todas as regras da compra e tenha responsabilidade na hora de realizar o pedido e o pagamento.

Sei que é besteira falar isso, mas se comprometa a pegar seu produto assim que o organizador anunciar que a entrega foi realizada. Já ouvi de cervejeiros que deixaram produtos por mais de um ano na casa do organizador da compra.

Dicas e cuidados

Para evitar dores de cabeça e contratempos ao participar ou organizar uma compra, alguns cuidados são importantes.

Verifique o histórico do organizador da compra. Ele é uma pessoa ativa no fórum onde foi feito o anúncio ou apareceu apenas para aquela compra? Você está confiando seu dinheiro a uma pessoa que só conhece pela Internet, então é bom ser cauteloso.

Busque informações sobre o produto ou fornecedor. Muitas lojas podem ter histórico negativo no mercado e o organizador não tem esse conhecimento. Ou um produto pode ter um equivalente que, mesmo um pouco mais caro, compensa o investimento. Participe para melhorar o retorno de todo o grupo!

Seja responsável! Todo um grupo depende que você faça o pagamento no dia e retire seus produtos o quanto antes. Apenas se comprometa com a compra se você puder mesmo participar. Imprevistos acontecem com todos, mas você não precisa se comprometer se não tem certeza que pode participar.

Espero ter ajudado e boas compras!