14/02/17 | Eventos

Festival Brasileiro da Cerveja terá 12 palestras sobre o universo da bebida

Debate, painel de degustação e seminário técnico fazem parte da programação do evento

Crédito: Divulgação ESCM

O Festival Brasileiro da Cerveja chega à edição de 2017 com uma ampla programação de palestras e seminários aos amantes da bebida e produtores da área. No total serão 12 apresentações em Blumenau (SC), na Vila Germânica e na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), entre os dias 8 e 11 de março. A proposta mescla opções que vão atender desde os iniciantes no setor até o público especializado. As inscrições estão abertas no www.cervejaemalte.com.br/festival.

Entre as apresentações que serão realizadas na Vila Germânica, estão previstas palestras técnicas e aprofundadas do universo cervejeiro abordando temas específicos relacionados aos insumos e a realidade do mercado. No entanto, o encontro prevê também temas destinados a quem está dando os primeiros passos no setor, com palestras sobre produção cervejeira e uma análise sobre a popularização das artesanais, entre outros. O evento ainda terá um painel de degustação do estilo criado por cervejeiros catarinenses, a Catharina Sour.

Entre as 13h e às 17h de quinta-feira (9/3), a programação sai da Vila Germânica e chega até a Escola Superior de Cerveja e Malte para a realização de um seminário técnico com apresentações sobre cevada brasileira, leveduras e a Flash Pasteurização.
Para atender o público em geral e informar sobre os cursos oferecidos na instituição, a equipe da escola ainda manterá um estande especial no festival e outro espaço na Feira Brasileira da Cerveja, também na Vila Germânica, realizada de 8 a 10 de março.

Programação de palestras do Festival Brasileiro da Cerveja – 2017

Quarta-feira (8/3)

  • 19h30min – “Palavra de Burgomestre : Fazendo a própria cerveja” – Sady Homrich – Vila Germânica
  • 21h – “Uso de variedades de lúpulo para alcançar sabores especiais de cervejas” – Carlos Ruiz da HVG – na Vila Germânica.

Quinta-feira (9/3)

  • 13h às 17h – Seminário Cervejeiro na Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM): “Um passo à frente com a Flash Pasteurização” – Marco Aurélio Dal Mas; “Leveduras: a alma do sabor da cerveja” – Gabriela Mueller; “Cevada Brasileira: passado, presente e futuro” – Marcos Odebrecht;
  • 19h30min – “Cerveja artesanal é moda?” – Carlo Lapolli – na Vila Germânica;
  • 21h – “Cervejas e chocolates” – Raimundo Padilha – na Vila Germânica.

Sexta-feira (10/3)

  • 15h – “Specialty malts and their influence on craft beer recipes” – Axel Jany da Weyermann® – Vila Germânica
  • 17h – Debate “Tendências do mercado cervejeiro” – Carlo Bressiani, Daniel Wolff, Paulo Bettiol, Leonardo Sewald e Rodrigo Silveira – Vila Germânica;
  • 19h30min – “Brew Pub – Uma cervejaria diferente” – Idney José da Silva Jr – Vila Germânica;
  • 21h – “Catharina Sour: um novo estilo brasileiro de cerveja” – Carlo Lapolli, Idney José da Silva Jr., Fábio Koerich Ramos – Vila Germânica.

Sábado (11/3)

  • 15h – “Fermentation improvement by yeast nutrition” – Tobias Fischborn da Agraria – Vila Germânica;
  • 17h – “Homebrewer: a melhor cerveja com menos esforço” – Charles Ristow – Vila Germânica;
  • 19h30min – “Cervejaria Cigana: Os desafios de terceirizar sua cerveja” – Murilo Foltran – Vila Germânica.