15/08/17 | Eventos

Curso de comunicação e estratégia para negócios cervejeiros terá turmas no Rio de Janeiro e Ribeirão Preto

Após o sucesso de 2 edições do curso de Marketing de Cerveja, desenvolvido pelo estúdio Marketing Cervejeiro, estão abertas as inscrições para novas turmas. Rio de Janeiro e Ribeirão Preto serão as próximas cidades as receber o curso em 2017. A primeira turma aconteceu no Rio de Janeiro no período da noite, e agora a cidade ganhou sua 2ª edição de 21 a 31 de agosto com horário diurno, para viabilizar aos que trabalham em bares e pubs. Em outros estados, o curso já foi realizado em Porto Alegre e terá uma turma em Ribeirão Preto de 6 a 11 de novembro, durante a semana do evento IPA Day Brasil.

O curso aborda desde conceitos básicos sobre cerveja artesanal, harmonização e mercado cervejeiro, até conceitos e cases de marketing, publicidade, administração e marketing digital aplicados ao universo da cerveja, com exercícios práticos e atividades complementares. A ementa das disciplinas está no site do Marketing Cervejeiro, o primeiro estúdio de Propaganda e Marketing especializado em cerveja do Rio de Janeiro.

O objetivo da startup é contribuir para a profissionalização do mercado cervejeiro brasileiro. “Cada vez mais pessoas se formam como homebrewer ou sommelier, começam a produzir e vender cerveja ou oferecer serviços de consultoria, mas muitos deixam a desejar em seu posicionamento estratégico e comunicação, muitas vezes por falta de um profissional qualificado para auxiliar.” explica Érica Barbosa, fundadora do projeto.

Érica é formada em Marketing e pós-graduada em Marketing Digital pela ESPM, com formação executiva em Gestão Estratégica da Inovação pela FGV e Programa de Desenvolvimento do Harvard Business Review. Apaixonada por cerveja, se formou na 1ª turma de Sommelier de Cervejas pela Escola Superior de Cerveja e Malte – Blumenau, certificada pela Doemens Akademie.

As aulas são ministradas por ela e mais três professores convidados em cada turma, que são os principais profissionais de comunicação e estratégia especializados em cerveja do Brasil: Amanda Henriques, Bento Ferreira, Bia Amorim, Edson Carvalho, José Padilha, Laura Aguiar, Rafa Moschetta e Taiga Cazarine. Juntos, estão capacitados a orientar os empreendedores do mercado cervejeiro, e também os profissionais de propaganda e marketing que queiram trabalhar com cervejas artesanais.