25/05/17 | Eventos

XII Encontro Nacional das Acervas divulga lista da palestras

O XII Encontro Nacional das Acervas, evento que reúne cervejeiros caseiros de todo o país, divulgou a lista de palestras que serão realizadas durante seu congresso. Entre os temas abordados estão a legalização da produção de cerveja, microbiologia, lupulagem e blends. O evento, organizado pela Acerva Potiguar, acontece em Natal, tradicionalmente no feriado de Corpus Christi, entre os dias 15 e 18 de junho de 2017.

 

No dia 15/06, das 9h às 10h30, Carlo Bressiani apresenta sua palestra com tema: “Brewpub, oportunidade de mercado e suas alternativas”.

Bressiani é Engenheiro Civil, MBA em Gestão de Negócios Industriais e Doutor em Finanças. Sommelier de Cervejas pela Doemens Academy&ESCM, Consultor especialista na área de Reestruturação Financeira de Empresas e professor universitário há mais de 15 anos, especialista em temas relacionados ao mercado cervejeiro. Diretor-Geral da Faculdade Épica e da Escola Superior de Cerveja e Malte.

Das 10h30 às 11h30, Eduardo Libório apresenta sua palestra com tema: “Requisitos legais relativos a produção de cervejas”.

Eduardo é Auditor Fiscal Federal Agropecuário no Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal – DIPOV/DAS – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento desde 2007.

Das 13h30 às 15h, Jamal Awadallak apresenta sua palestra com tema: “Mistura de leveduras e Fermentação não-Saccharomyces”.

Jamal é Engenheiro Químico, Mestre e Doutor em Processos Químicos e Bioquímicos, Professor da UFPR, responsável pela disciplina de Produção de Bebidas Fermentadas. Atuou como consultor na cervejaria Providência e diversas outras. Pesquisa o isolamento e melhoramento de novos microrganismos e desenvolve novas tecnologias em equipamentos para produção de cerveja. Fundador do canal BeerSchool, atualmente com mais de 10 mil inscritos e meio milhão de visualizações.

Das 15h30 às 17h, Victor Marinho apresenta sua palestra com tema: “Lupulagem e suas técnicas avançadas”.

Victor, atual mestre-cervejeiro da Cervejaria Dádiva e sócio da Cervejaria Bragantina, começou como cervejeiro caseiro em 2009. É bier sommelier, mestre em estilos e cervejeiro pelo ICB. Trabalhou como cervejeiro nas cervejarias Nacional, Madalena, Dortmund, Júpiter e prestou consultoria para diversas outras cervejarias como Urbana, Dogma, Avós, Juan Caloto, Jotabier, Zalaz, Kessbier, Templária e outras. Além de ex-presidente da ACervA Paulista, também é juiz BJCP e possui mais de 70 medalhas em competições nacionais e internacionais.

E para finalizar o ciclo de palestras do dia 15/06, das 17h às 18h Elenilton Baretta apresentará: “A arte do Blend: misturando cervejas e sabores”.

Elenilton é contador por formação, mas é cervejeiro artesanal desde 1993, e agora dedica integralmente o seu tempo nessa área de atuação, com as aclamadas Taberna MF em Gramado e a Mad Dwarf em Joinville. Especialista em produzir dezenas de receitas e blends de cervejas fora da curva, criando experiências únicas.