29/06/17 | Cervejas e Comidas

DUM e Smedgård realizam brassagem de cerveja colaborativa que será servida no DUM DAY VII

Os cervejeiros da DUM Cervejaria, em parceria com Daniel Gontijo da Smedgård Brewery (de Belo Horizonte), realizaram na semana passada a produção da cerveja colaborativa Powstanie Warszawskie (PW) – Karczimiska Rye Lager. A novidade será servida no DUM DAY VII, festival que celebra o sétimo aniversário da curitibana DUM Cervejaria no Museu Oscar Niemeyer, no dia 22 de julho.

A ideia da cerveja surgiu durante a visita dos cervejeiros Murilo Foltran e Daniel Gontijo às fazendas de lúpulo na Polônia, em setembro do ano passado, em Karczimiska. “Estávamos nos confins da Polônia, tríplice fronteira com Bielorrússia e Ucrânia, quando tivemos a ideia de colher, selecionar e trazer para o Brasil variedades únicas de lúpulos com DNA eslavo para criar uma cerveja juntos”, explica Daniel.

A Powstanie Warszawskie (PW), que significa “Levante de Varsóvia”, leva lúpulos Iunga e Vermelho – última variedade hibridizada de lúpulo que foi batizado pela dupla com a Polish Hops. Essa Lager de Centeio, inspirada em antigas receitas do Leste Europeu, será a primeira cerveja comercial no mundo a utilizar o lúpulo Vermelho.