28/05/12

Como fazer cerveja artesanal

A cada dia, mais brasileiros começam a praticar o hobbie da fabricação de cerveja artesanal. Muitos por curiosidade e outros por gostar tanto de cerveja que decidem ter suas próprias produções em casa mesmo.

Processo de fabricação

A primeira dúvida que surge é como fazer cerveja artesanal. O que parece complicado pra muita gente é um processo muito simples, que pode ser feito na em qualquer cozinha, como eu faço na minha.

No vídeo abaixo explico como produzir cerveja artesanal em apenas 10 minutos. Minto… 10 minutos é a duração do vídeo, pois você vai ver que fabricar cerveja artesanal pode demorar um pouco mais.

Equipamentos

O equipamentos para cerveja artesanal são bem tranquilos de encontrar em qualquer empresa, pois bastam algumas panelas para o volume de cerveja a ser fabricado e um grande balde de material alimentício para a etapa de fermentação.

Os mais preguiçosos podem comprar uma máquina de fazer cerveja artesanal, mas pra isso é mais aconselhável buscar no exterior, pois no Brasil esses produtos não são encontrados com facilidade.

Se tiver dinheiro e já pensar na profissionalização, por que não buscar uma fábrica de cerveja artesanal? Existem vários fornecedores que instalam toda a planta industrial para você e ainda ensinam a operar. Depois é correr atrás da autorização para venda.

WilliamsWarn Personal Brewery

Ingredientes

Depois de decidir sua receita de cerveja artesanal, o próximo passo é comprar os ingredientes necessários para o seu trabalho. Existem diversas lojas especializadas no Brasil que vendem os ingredientes, em porções de tamanhos diversos, entregando em qualquer lugar.

Para aqueles que estão aprendendo, uma alternativa é comprar um kit de cerveja artesanal com uma receita pronta. Além de você não ter a preocupação de criar sua própria receita, tem a garantia de que alguém já fez aquilo e gostou.

Outra alternativa ainda é buscar receitas de cerveja na Internet. Aqui no site existe uma seção dedicada a isso, com cada dia mais e mais inclusões. Se você fez uma nova cerveja e quer compartilhar, envie para nós!

Cursos

Os cursos de fabricação de cerveja artesanal são eventos únicos, procurados mesmo por aqueles que já fizeram um ou outro curso. O principal motivo é que, além de aprender, você ainda aproveita um ambiente descontraído com boas comida e bebida.

Se não sabe onde buscar o curso, acesse nossa seção com cursos cadastrados de todas as partes do Brasil. Temos contatos das cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba.

Eventos

Desde o início do aprendizado na fabricação de cervejas, os eventos cervejeiros são uma ótima opção para você aprender e trocar idéias com colegas cervejeiros. O mais tradicional no Brasil é o Concurso Nacional das Acervas, que ocorre no feriado de Corpus Christi.

Além disso, cada associação de cervejeiros artesanais (Acervas) possui seu próprio calendário de eventos. A Acerva Carioca organiza a Terça-Sim, um encontro aberto para confraternização entre cervejeiros. A Acerva Gaúcha organiza tradicionais encontros abertas, tradição que é seguida também pela Acerva Paulista e outras mais.

Brassagem na praia da Acerva Paulista

Leia também