28/05/12

Sommelier de Cervejas

A profissão de Sommelier de Cervejas, também conhecida como Beer Sommelier ou Bier Sommelier, é cada vez mais procurada no Brasil por bares e restaurantes que desejam oferecer a seus clientes produtos diferenciados no ramo da cerveja.

A profissão, que foi regulamentada pela presidenta Dilma Roussef através da Lei 12467/2011, por enquanto afeta apenas os trabalhadores da área de vinhos, mas já define bem as atribuições do cargo.

Entre essas atribuições estão o planejamento e organização do serviço, garantir a qualidade do produto, aconselhar e resolver problemas com clientes e atuar em cursos de formação de sommelier.

Cursos de Formação

Os cursos de Beer Sommelier estão cada vez mais disponíveis no Brasil, com mais de 120 profissionais formados até abril de 2012 apenas pelo SENAC de São Paulo. O curso é oferecido em uma parceria com a Doemens Academy, da Alemanha, e reconhecido internacionalmente. O custo aproximado é R$2000 (dois mil reais), variando entre os campi e o modelo de aula, que pode ser até mesmo de imersão (apenas para os de fígado forte).

Além da capital paulista, as cidades de Curitiba (Paraná) e Blumenau (Santa Catarina) também possuem oferta de curso, dessa vez pela Associação Brasileira de Sommeliers. O Rio de Janeiro ainda aguarda o resultado de uma avaliação do SENAC para viabilização do curso na capital carioca.

Curso Sommelier de Cervejas

Turma de sommeliers de cerveja da ABS-SP.

Requisitos

Para ser um bom sommelier não basta apenas frequentar os cursos oferecidos. É consenso entre os profissionais do ramo que a experiência pesa bastante. Os interessados devem buscar sempre conhecer novas cervejas e estar antenados com os lançamentos do mercado.

Leia também